"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"VOLCHOK" VENCE CASTADOURO MELHOR FILME

“Volchok”, filme russo, de 2009, realizado por Vasili Sigarev, conta a história de uma mãe que tenta fugir da filha para começar uma vida nova, enquanto a filha não se resigna e parte em busca da mãe, por não saber viver sem ela.

“Volchok” (“Wolfy”) é o vencedor do prémio CastaDouro Melhor Filme, atribuído no Douro Film Harvest®. O filme foi o mais votado pelo público, na “Vintage Selection”, secção dedicada a algumas das melhores produções independentes de 2008 e 2009. No Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, a mostra de cinema internacional do Douro encerrou com a entrega a Milos Forman do Prémio CastaDouro Carreira.

“Volchok”, filme russo, de 2009, realizado por Vasili Sigarev, conta a história de uma mãe que tenta fugir da filha para começar uma vida nova, enquanto a filha não se resigna e parte em busca da mãe, por não saber viver sem ela.

Na cerimónia e ao longo da mostra, estiveram no Douro outros realizadores, produtores, e actores dos filmes em exibição na “Vintage Selection”: o realizador de “Dawn of the world”, Abbas Fahdel; o produtor Raimond Goebel, de “33 Scenes of life”; o realizador Händl Klaus e o director de fotografia de “March”, Gerald Kerklet; o realizador de “About Elly”, Asghar Farhadi, e a actriz Merila Zarei Barz; o realizador Esteban Larraín e Myléne Bour, responsável pela distribuição do filme “Alice in the Land” na Europa; as produtoras Ludmila Samokhvalova e Tatina Balandina, de “Don’t think about white monkeys”.

Milos Forman seduzido pelas vinhas e vinho

O realizador checo foi ontem homenageado com o galardão CastaDouro Carreira, entregue por António Martinho, presidente da Turismo do Douro, entidade promotora do evento. Aplaudido longamente de pé, Forman agradeceu a distinção e a oportunidade de “descobrir o vale do Douro, um sítio de tirar a respiração”. Confessou ainda “gostar dos vinhos” e em conferência de imprensa dissera já que “o que a gente do Douro fez para cultivar as vinhas é absolutamente único”, ao rasgar a paisagem com socalcos. Por tudo isto, “se lhe surgisse uma boa história que se passasse na região do Douro, não hesitaria um segundo”.

Além de um clip que passou em revista a sua carreira, o tributo incluiu a exibição de “Amadeus”, com acompanhamento de Orquestra das Beiras.

O Douro Film Harvest® decorreu de 9 a 13 de Setembro, com Andie MacDowell como convidada especial e com uma actuação de Kyle Eastwood. Vila Real, Lamego, Torre de Moncorvo e Santa Marta de Penaguião receberam a mostra de cinema, dirigida por Manuel Vaz e com selecção de filmes de Salvato Telles de Menezes. A iniciativa da Turismo do Douro teve o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e da CCDR Norte – Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro.

Mais informações em www.dourofilmharvest.com.

 

Agenda
Infantil

Mãos na Massa

LU.CA - Teatro Luís de Camões 21 Jan a 4 Fev 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,474,885