Notícias
TEATRO PARA INVISUAIS
Nos próximos dias 12 e 13 de Setembro, 60 invisuais vão assistir à peça de teatro “Chovem amores na rua do matador”, através de um sistema de audiodescrição inovador em Portugal, às 21H30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
Nos próximos dias 12 e 13 de Setembro, 60 invisuais vão assistir à peça de teatro “Chovem amores na rua do matador”, através de um sistema de audiodescrição inovador em Portugal, às 21H30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Este sistema permite aos invisuais “ver, ouvindo” e, dessa forma, participar de uma experiência audiovisual e cénica única.
Este recurso consiste na descrição, em simultâneo com o decorrer da peça, de expressões faciais e corporais, efeitos especiais, informações sobre o ambiente ou mudanças de tempo e espaço, conjugando essa informação, narrada por um actor-audiodescritor em tempo real, com os diálogos e o som do espectáculo. Desta forma, os espectadores invisuais poderão usufruir da peça no seu todo, tomando conhecimento de tudo o que se passa em cena mas não é dito.
A peça, encenada pelo grupo Trigo Limpo Teatro ACERT, parte de um texto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa e está integrada na programação da Mostra Internacional de Teatro de Oeiras – MITO, a decorrer de 3 a 13 de Setembro.
A responsável pelo sistema de audiodescrição na peça “Chovem amores na rua do matador”, Graciela Pozzobon proferirá uma conferência sobre este recurso, no próximo dia 11 de Setembro, entre as 17 e as 19 horas, no Palácio dos Anjos em Algés.
O MITO insere-se nas comemorações dos 250 anos do concelho de Oeiras.
De 3 a 13 de Setembro, o MITO estará em exibição em vários espaços do concelho de Oeiras, sempre com entrada livre. Toda a informação disponível em www.mito-oeiras.com e em www.oeiras250anos.com.