"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO VIRIATO

Muita música, algum teatro e pouca dança para o último quadrimestre de 2009. O fim de 2009 anuncia-se repleto de criadores, intérpretes e pessoas que fizeram do Teatro Viriato a sua casa.


MUITA MÚSICA, ALGUM TEATRO E POUCA DANÇA
PARA O ÚLTIMO QUADRIMESTRE DE 2009

Teatro Viriato – Viseu

“Foi um ano particularmente feliz para o Teatro Viriato, sobretudo, nas parcerias e nos artistas que acolhemos. Foi um ano muito forte, muito intenso, muito particular! Este ano provou-se que Viseu está completamente integrado nos circuitos culturais nacionais e internacionais. Neste sentido, achámos que, para os últimos quatro meses de 2009, o mais pertinente e interessante para terminar o ano, em que o Teatro Viriato comemora 10 anos, fosse basear a programação no conceito de trazer a Viseu e programar alguns dos artistas que mais marcaram esta casa, ao longo destes anos. Temos actores, encenadores e músicos que vão passar por cá nestes últimos quatro meses e que marcaram imenso a equipa e a cidade com a sua presença. Este facto fez com que a programação ficasse deliberadamente desequilibrada – em quantidade - porque temos uma programação de música e de teatro muito forte, mas temos pouca dança. Além de nos rodearmos destes artistas, trazemos ainda algumas estreias absolutas e outros criadores a serem descobertos”.

Paulo Ribeiro, na apresentação da programação de Setembro a Dezembro de 2009

O fim de 2009 anuncia-se repleto de criadores, intérpretes e pessoas que fizeram do Teatro Viriato a sua casa. Os músicos Maria João e Mário Laginha, o actor João Reis, o Teatro Praga, o dramaturgo José Maria Vieira Mendes, Patrícia Portela e o encenador Nuno Cardoso são presenças garantidas na programação do Teatro Viriato, que se estende de Setembro a Dezembro. A esta rede, feita de passado, presente e centrada no futuro, juntam-se outros nomes como Lula Pena e Norberto Lobo, os colectivos de jazz Red Trio e Sten Sandell Trio, a encenadora Cristina Carvalhal, o coreógrafo André Mesquita, o grupo Dançando com a Diferença, os artistas residentes da Binaural, os Músicos do Tejo e O’queStrada. Da música clássica à ópera, passando pelo jazz; do teatro de referência à dança e às oficinas proporcionadas por artistas que integram as produções que vão passar pelo palco do Teatro Viriato, as propostas são inúmeras e dirigidas a todos os públicos.

Cabe a Lula Pena e Norberto Lobo, voz e guitarra que se impregnam na pele, mas que raramente se encontram, abrir a nova temporada a 26 de Setembro com um concerto raro, demasiado precioso para ser desperdiçado. Para o mês de Setembro apenas mais uma proposta, desta vez, ao abrigo de uma parceria com a Antena 2 que apresenta Haydn 2009 – Integral dos Quartetos de Cordas de Joseph Haydn (28 Setembro). A interpretação do programa está a cargo de Ensemble Contrapunctus.

Em Outubro, Maria João e Mário Laginha dão a provar Chocolate (02 Outubro), o mais recente disco da dupla, que comemora 25 anos de uma colaboração, que despontou em 1983, quando Maria João gravou o seu primeiro disco e o piano estava a cargo de Mário Laginha. Ao foyer, e, no âmbito do Portugal Jazz – Festival Itinerante de Jazz chega Red Trio (07 Outubro), um colectivo que apresenta um jazz livre e enérgico, mas sofisticado que incorpora várias influências muito em especial as da música contemporânea. Depois destes primeiros concertos de música, dá-se lugar ao Teatro, com duas presenças que se estreiam na programação do Teatro Viriato: o Teatro Oficina e a encenadora Cristina Carvalhal. Com encenação de Marcos Barbosa, do Teatro Oficina, o actor João Reis sobe ao palco com A Febre (09 Outubro), um monólogo criado a partir de um texto extraordinário, raro, descomprometido, profundamente dramático e provocador escrito pelo americano Wallace Shawn e traduzido por Jacinto Lucas Pires. Já A Orelha de Deus (23 e 24 Outubro) é encenada por Cristina Carvalhal e reúne um elenco extraordinário ordinário, que inclui Cucha Carvalheiro, Luísa Cruz e Sandra Faleiro, entre outros. Outra das novidades da programação do Teatro Viriato é a apresentação do trabalho do coreógrafo André Mesquita que, pela primeira vez, vem a Viseu e apresenta Ek-Statically (30 Outubro), programa que inclui três coreografias: The Who and the What, Lake e Made in Time.

Em Novembro, Sten Sandell Trio (04 Novembro) ocupa o palco do foyer. Já na sala principal, o Grupo Dançando com a Diferença (08 Novembro) interpreta duas coreografias: Levanta os braços como antenas para o céu, de Clara Andermatt e Beautiful People, de Rui Horta. Um programa provocador interpretado por um colectivo que, de forma inovadora e ousada procura – através de um reportório próprio construído por coreógrafos convidados – contribuir para a modificação da imagem social das pessoas com deficiência. Depois de Purificados (2002) e Parasitas (2003) e de, em 2008, Platonov ter sido considerado o melhor espectáculo do ano pelo jornal Público e arrecadado uma menção honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, o encenador Nuno Cardoso regressa ao Teatro Viriato, desta vez, com Jardim Zoológico de Cristal (13 e 14 Novembro).

No foyer prosseguem os concertos com o Abominável Quarteto das Beiras (em quinteto), da Gira Sol Azul (18 Novembro). A companhia Teatro Praga completa o mês de Novembro com Padam Padam (27 e 28 Novembro), um espectáculo que procura esbater hierarquias, de tal modo que ninguém saiba onde tudo começou. A peça conta, de novo, com texto de José Maria Vieira Mendes, uma escrita em versão catastrófica. A companhia apresenta ainda Super Gorila (03 Dezembro), desta vez, no foyer, um monólogo notável de André Teodósio.

Em Dezembro destaque para a ópera La Spinalba (12 Dezembro), que tem sido alvo de rasgados elogios por parte da crítica especializada e O’questrada (19 Dezembro), que fecham a temporada com a apresentação do seu primeiro álbum, intitulado Tasca-Beat: O sonho português. De 13 de Novembro a 29 de Dezembro estará patente no foyer do Teatro Viriato a exposição Nodar: Território inscrito, uma mostra de quatro trabalhos-vídeo realizados no Centro de Residências Artísticas de Nodar em 2008 e 2009 e que reflectem sobre diferentes formas de inscrição num território.

No âmbito do Sentido Criativo e a pensar em alunos, professores, animadores culturais, profissionais da cultura ou simples interessados na criação artística, as propostas passam por: Hamlet sou eu (02 e 03 Novembro), do Teatro Praga; Por detrás da Cortina (14 novembro), orientado por Nuno Cardoso; Workshop de Escrita Criativa (23 a 26 Novembro), orientado por Patrícia Portela; Workshop de Dramaturgia (25, 26 e 28 Novembro), orientado por José Maria Vieira Mendes. Por fim, destaque para a estreia absoluta de O Livro das perguntas (07 a 10 Dezembro), de Patrícia Portela, um jogo interactivo, baseado no Livro das Perguntas de Pablo Neruda e Isidro Ferrer.

Mais vantagens para o público

Mais uma vez, esta é uma programação ímpar sem direito a desculpas para não vir ao Teatro Viriato. Isto porque, tendo em conta, as anunciadas dificuldades financeiras das famílias portuguesas, a maioria dos espectáculos custa apenas entre 5 e 10 euros. Neste último quadrimestre propomos ainda ao público que chegue mais cedo aos espectáculos. Se isso acontecer, o Teatro Viriato oferece o café no Bar do Teatro Viriato aos titulares de bilhetes para o espectáculo do dia, que cheguem até 15 minutos antes da hora marcada do início do espectáculo.

NOVO PROJECTO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR: TECELÕES DE HISTÓRIAS

Tecelões de histórias é o novo projecto do Teatro Viriato dirigido à comunidade escolar. Financiado pelo programa EDP Solidária em cerca de 85 por cento, tendo sido atribuídos 35 mil euros, o projecto (estimado em perto de 42 mil euros) destina-se aos alunos das turmas de Percursos Curriculares Alternativos (PCA) das escolas básicas do 2º e 3º ciclo Grão Vasco e Infante D. Henrique, do 1º e 2º ciclo João de Barros e Escola Secundária Viriato. Escrita Criativa, Expressão Corporal, Expressão Dramática, Expressão Musical e Artes Plásticas são as áreas artísticas a explorar com os alunos.

Tecelões de Histórias vai decorrer entre Outubro de 2009 e Maio de 2010 e culmina com uma apresentação final. Tem como objectivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos jovens que frequentam estas turmas e minimizar o risco de exclusão social.

Os objectivos gerais passam por: desenvolver capacidades expressivas e criativas; desenvolver a maturidade intelectual e emocional; desenvolver a autoconfiança e a autonomia pessoal e social; sensibilizar para as várias expressões artísticas, no âmbito das artes plásticas, da escrita, do cinema e das artes do palco; compreender e explorar o processo criativo relacionando diferentes metodologias e construir em conjunto um trabalho final, que articule as diferentes expressões artísticas.

Pretende-se que, através da arte, da experiência proporcionada pelo processo criativo em várias expressões artísticas, se contribua para a valorização pessoal do aluno através do desenvolvimento intelectual e emocional e se estimulem competências críticas, criativas e expressivas – geradoras de comportamentos em harmonia com o desenvolvimento do indivíduo na vida social.

NOVAS REDES DE PARCERIA COM ESTRUTURAS CULTURAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Este ano, em que se assinala os 10 anos de programação regular do Teatro Viriato, fica também marcado pelo trabalho desenvolvido pelo Teatro Viriato na criação e consolidação de parcerias com outras estruturas culturais:

- Cinco Sentidos (Estruturas Culturais de Portugal)

O Teatro Viriato (Viseu) associou-se a quatro outras estruturas culturais do país: o Centro Cultural de Vila Flor, o Teatro Maria Matos, o Teatro Municipal da Guarda e o Teatro Virgínia (entidade líder do projecto) para a constituição de uma parceria formal para a programação cultural e produção artística em rede. O programa de acção foi candidatado ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e prevê a co-produção e a circulação de espectáculos entre os Teatros que constituem a rede.
Os resultados desta candidatura ainda não são conhecidos.

A rede em causa surge com o intuito de desenvolver estratégias de interesse mútuo, apoiando-se para o efeito na vontade comum de cruzar os objectivos, as valências e as necessidades de cada estrutura parceira, acreditando que dessa forma será possível qualificar e rentabilizar o trabalho realizado por cada uma com impacto no desenvolvimento local, regional e nacional. Estabelecer uma colaboração mais estreita entre os vários Teatros assente na troca de saberes, processos e experiências de trabalho que fortaleça o desempenho de todos os parceiros em eficácia e sustentabilidade e apoiar os artistas e responder às suas necessidades através de acções concertadas no âmbito da co-produção, dos circuitos de apresentação, das residências, do acompanhamento artístico e das parcerias internacionais são os principais objectivos.

- W-EST_WhERE (Estruturas Culturais de França, Portugal, Croácia e Hungria)

W-EST_WHERE é um projecto de cooperação coreográfica entre França (Companhia Jasmina - líder do projecto), Portugal (Teatro Viriato e Companhia Paulo Ribeiro), Croácia (HIPP/Dance Week Festival) e Hungria (Trafó).

Financiado pelo Programa Cultura 2007-2013 da União Europeia, este projecto arrancou em Junho deste ano e termina em Junho de 2011. O objectivo é promover, fomentar e facilitar, entre as estruturas parceiras, a troca de experiências no que diz respeito às práticas de criação, produção, difusão ou formação de artistas na área da dança, assim como apoiar a circulação de obras coreográficas, contribuindo para o conhecimento e visibilidade da dança contemporânea dos países de Leste.

Em Fevereiro de 2010 e em Fevereiro de 2011, o Teatro Viriato será a estrutura de acolhimento do projecto e, por isso, irá promover residências artísticas, formação, apresentação de espectáculos e conferências com artistas da Europa de Leste e Oeste, num programa que se dirige, essencialmente, a um público específico. O orçamento do WEST_WHERE ronda os 300 mil euros, sendo que é financiado em perto de 50 por cento por fundos comunitários e o restante é assegurado pelas estruturas culturais envolvidas.


Programação

26 Setembro, 21h30
Lula Pena e Norberto Lobo Música

28 Setembro, 21h30
Haydn 2009 – Integral dos Quartetos de Cordas de Joseph Haydn Música

02 Outubro, 21h30
Chocolate Música

07 Outubro, 22h00
Red Trio Café-concerto/Foyer

09 Outubro, 21h30
A Febre Teatro

17 Outubro, 21h30
Recital de Piano Rita Namorado Música
Espaço Aberto

22 Outubro
O Texto como Pretexto Sentido Criativo

23 e 24 Outubro, 21h30
A Orelha de Deus Teatro

30 Outubro, 21h30
Ek-Statically Dança

02 e 03 Novembro
Hamlet Sou Eu Sentido Criativo

04 Novembro, 22h00
Sten Sandell Trio Café-concerto/Foyer

08 Novembro, 16h30
Grupo Dançando com a Diferença Dança

13 Novembro a 29 Dezembro
Nodar: Território Inscrito Exposição

13 e 14 Novembro, 21h30
Jardim Zoológico de Cristal Teatro

14 Novembro
Por detrás da Cortina Sentido Criativo

18 Novembro, 22h00
O Abominável Quarteto das Beiras Café-concerto/Foyer

23 a 26 Novembro
Workshop Escrita Criativa Sentido Criativo

25, 26 e 28 Novembro
Workshop de Dramaturgia Sentido Criativo

27 e 28 Novembro, 21h30
Padam Padam Teatro

03 Dezembro, 22h00
Super Gorila Teatro/Foyer

07 a 10 Dezembro
O Livro das Perguntas Sentido Criativo
Estreia Absoluta

12 Dezembro, 21h30
La Spinalba Ópera 

19 Dezembro, 21h30
O’queStrada Música

 

Agenda
Infantil

Mãos na Massa

LU.CA - Teatro Luís de Camões 21 Jan a 4 Fev 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,475,222