Notícias
BANIF E CASA DA AMÉRICA LATINA DISTINGUEM HÉLDER MOURA PEREIRA
Tradutor do romance “O Inútil da Família”, do chileno Jorge Edwards, foi o vencedor da edição de 2009 do Prémio de Literatura Casa da América Latina / Banif.
Héder Moura Pereira, tradutor do romance “O Inútil da Família”, do escritor chileno Jorge Edwards, foi o grande vencedor do Prémio de Literatura Casa da América Latina / Banif de 2009, que este ano pretendeu distinguir a melhor tradução literária de escritores latinoamericanos publicada em Portugal em 2007 e 2008. A deliberação do júri foi unânime para o livro publicado em Portugal no ano passado pela Assírio & Alvim.
Apresentaram-se a concurso 14 obras, traduções de cinco autores argentinos, três cubanos, três mexicanos, um chileno, um colombiano e um peruano. Obras que foram vertidas para português por 11 tradutores e que foram publicadas em Portugal por oito editoras.
O Banif - Banco Internacional do Funchal, no âmbito da sua associação à Cultura, estabeleceu uma parceria com a Casa da América Latina, distinguindo anualmente uma vertente da literatura latino-americana. Após a distinção da melhor tradução, este ano, o Prémio de Literatura Casa da América Latina / Banif distinguirá em 2010 a melhor Criação Literária. Com esta associação, o Banif pretende estimular a edição e leitura em Portugal de obras de autores latino-americanos, contribuindo para o reforço dos objectivos da Casa da América Latina em aproximar os portugueses da cultura latino-americana.