Notícias
MILOS FORMAN ENTRONIZADO CONFRADE DO VINHO DO PORTO
Milos Forman vai ser entronizado pela Confraria do Vinho do Porto, a 10 de Setembro, às 18h00, no Palácio da Bolsa do Porto. O realizador checo vem a Portugal como homenageado com o prémio CastaDouro Carreira, no primeiro Douro Film Harvest®.
Milos Forman vai ser entronizado pela Confraria do Vinho do Porto, a 10 de Setembro, às 18h00, no Palácio da Bolsa do Porto. O realizador checo vem a Portugal como homenageado com o prémio CastaDouro Carreira, no primeiro Douro Film Harvest®, que convida também a actriz Andie MacDowell a receber o galardão CastaDouro Convidada Especial. Ana Padrão e Ricardo Trêpa são os anfitriões deste encontro internacional de cinema, que decorre de 9 a 13 de Setembro, em Vila Real, Lamego, Torre de Moncorvo e Santa Marta de Penaguião.
No Douro Film Harvest®, vão estar em cartaz três secções – Tawny Tribute, Wine Films, Vintage Selection – e exibições especiais, incluindo a primeira antestreia nacional em Torre de Moncorvo, com o filme Julie & Julia, que abre o evento. Há ainda um concerto da fadista Cuca, com o Trio de Guitarras Mário Pacheco. E actua, pela primeira em Portugal, o compositor Kyle Eastwood com a sua banda Jazz.
A versatilidade e talento da actriz Andie MacDowell são distinguidos numa cerimónia com a projecção de The Last Sign, a 10 de Setembro, às 22h00, no Teatro Municipal de Vila Real. Já a homenagem a Milos Forman encerra o encontro, a 13 de Setembro, no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, às 17h30. O tributo é seguido da exibição de Amadeus, com acompanhamento de orquestra, filme que valeu um Óscar de Melhor Realizador a Forman, tal como One Flew over the Cuckoo’s Nest (Voando sobre um Ninho de Cucos).
A filmografia singular e sem estereótipos do realizador merece uma secção especial. Na Tawny Tribute, em Lamego, são apresentados cinco dos seus mais emblemáticos filmes: Amadeus (1984), Man on the Moon (1999), Goya’s Ghosts (2006), The Fireman’s Ball (1967), One Flew over the Cuckoo’s Nest (1975).
O encontro, descentralizado por várias localidades do Douro, é organizado pela Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e da CCDR Norte – Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro.
Torre de Moncorvo recebe Wine Films e a sua primeira antestreia nacional: Julie & Julia
O mais recente filme de Meryl Streep, Julie & Julia, tem exibição agendada para 9 de Setembro, em Torre de Moncorvo, abrindo o evento. Este concelho do Nordeste transmontano recebe assim, pela primeira vez, uma antestreia nacional, de uma comédia que só chega às salas de cinema a 19 de Novembro.
Julie & Julia traz ao grande ecrã Meryl Streep, na pele de Julia Child, e Amy Adams, interpretando Julie Powell. A realização é de Nora Ephron, que adapta o argumento de duas biografias best-sellers: “Julie & Julia”, de Julie Powell, e “My Life in France”, de Julia Child com Alex Prud'homme. O filme enlaça a vida destas mulheres, separadas pelo tempo e espaço, mas que descobrem a combinação certa de ingredientes, no lema “Passion. Ambition. Butter. Do You Have What It Takes?” (“Paixão. Ambição. Manteiga. Tem o que é preciso?”).
Em Torre de Moncorvo, é projectada a secção Wine Films, que demarca a simbiose entre o mundo do cinema e o património vinícola existente no mundo. A tradição e história da produção vinícola, aliadas à paisagem, pretendem também atrair os holofotes da indústria cinematográfica. Em cartaz vão estar A Good Year, de Ridley Scott, Bottle Shock, de Randall Miller, Sideways, de Alexander Payne, e o documentário Mondovino, de Jonathan Nossiter.
Antes destes filmes, pode ser visto o já muito premiado clip “Save Miguel”, com Rob Schneider. Uma campanha de uma corticeira nacional para alertar para as vantagens ambientais, económicas e sociais do uso da cortiça, como é o caso das rolhas de garrafas.
Produções independentes de todo o mundo concorrem a CastaDouro Melhor Filme
O quadro singular da região duriense, Património da Humanidade pela UNESCO e uma das 77 Maravilhas da Natureza do Mundo, reúne ainda uma colheita de oito filmes independentes e românticos, premiados nos melhores festivais do mundo, produzidos em 2008/2009. Nesta Vintage Selection, no Teatro Municipal de Vila Real, de 9 a 13 de Setembro, cabe ao público votar o vencedor do CastaDouro Melhor Filme.
Vão estar em concurso: Darbareye Elly / About Elly (2009), Irão, realizado por Asghar Farhadi; Ne Dumay Pro Belykh Obezyan / Don´t Think About The White Monkeys (2009), Rússia, de Yuri Mamin; Parque Vía (2009), Espanha, realizado por Enrique Rivero; Volchok/Wolfy (2009), Rússia, de Vasili Sigarev; 33 Sceny Z Zycia (2009), Alemanha e Polónia, de Malgorzata Szumowska; Alicia En El Pais (2009), Chile, de Esteban Larraín; März/March, de Händl Klaus, produzido na Áustria (2008); e L’Aube Du Monde / Dawn Of The World (2009), Iraque, com Abbas Fahdel como realizador.
O DFH celebra também a alma tipicamente portuguesa, com Fados, de Carlos Saura, a 11 de Setembro, às 21h30, no Teatro de Vila Real. A jovem fadista Cuca, que participa neste filme, actua em seguida, com o Trio de Guitarras de Mário Pacheco, às 23h30, no café-concerto do teatro, com entrada livre.
Mais informações em www.dourofilmharvest.com.