Notícias
FBA DISTINGUIDA COM TRÊS RED DOT AWARD
A FBA, Ferrand Bicker e Associados, empresa de design de comunicação sediada em Coimbra, recebeu três distinções Red Dot Award - Communication Design 2009. Dos quatro trabalhos que a equipa de designers submeteu a concurso, três foram premiados.
A FBA, Ferrand Bicker e Associados, empresa de design de comunicação sediada em Coimbra, recebeu três distinções Red Dot Award - Communication Design 2009. Dos quatro trabalhos que a equipa de designers submeteu a concurso, três foram premiados. Os galardões foram atribuídos pelo projecto de identidade visual do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e pelos projectos de design gráfico e de catálogo da exposição WeltLiteratur, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian.
João Bicker, director criativo da FBA, garante que estas "são distinções muito importantes para a FBA tanto pela dimensão dos projectos como pelos temas e pelas equipas com quem trabalhamos". Bicker mostra-se muito satisfeito com as distinções que, sublinha "premeiam a excelência do trabalho", mas não muito surpreendido: "Desde o primeiro instante tive a convicção de que este trabalho tinha corrido muito bem e que se tratava de um projecto cuja qualidade podia ser facilmente reconhecida".
Um dos prémios recebidos foi pela marca que a FBA fez para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha que reabriu recentemente em Coimbra - uma encomenda do Atelier de Arquitectura 15, dos arquitectos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, responsáveis pelo projecto de reabilitação do espaço. O trabalho teve inspiração na relação do edifício com a água.
"Uma das memórias mais antigas que temos do mosteiro é vê-lo ‘metido' dentro de água", recorda João Bicker, explicando que "a ideia foi trabalhar as letras tendo sempre esta imagem presente e foi assim que surgiu a ideia das sobreposições de camadas do nome do mosteiro, meio revelado, meio oculto".
Para o designer este é um prémio especial porque visa um projecto da cidade. "Por muito bom que seja trabalhar fora de Coimbra também é sempre muito bom trabalhar dentro de portas", confessa.
Os outros dois prémios foram atribuídos ao design gráfico e ao catálogo da exposição WeltLiteratur, uma iniciativa da fundação Calouste Gulbenkian. Desta feita a equipa trabalhou em conjunto com os arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus. A equipa, garante João Bicker, foi "fundamental" para o sucesso do resultado final: "Foi tudo feito num ambiente de grande respeito pelas ideias, pelo trabalho e pelas pessoas com quem se estava a colaborar", salienta o designer.
Esta distinção também tem um gosto especial. "Trata-se de duas áreas em que a FBA tem apostado muito - o design editorial e o design de exposições e é bom ver que o nosso trabalho é reconhecido", conclui Bicker.
A FBA é um atelier de design com trabalhos de referência na criação e identidades visuais e marcas, design editorial e design para exposições. Dos seus trabalhos destacam-se os projectos com as editoras Almedina, Edições 70, Edições Minotauro e Fenda Edições. A empresa foi recentemente escolhida para criar a marca que assinala o Centenário da República Portuguesa. De entre os seus projectos destacam-se a exposição permanente do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e a exposição "Arquitecturas em Palco", do Arquitecto João Mendes Ribeiro, que foi o representante de Portugal na Quadrienal de Praga 2007, tendo o trabalho do arquitecto recebido a medalha de ouro, na categoria "Best Stage Design" dessa edição.