"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BIENAL DE JOVENS CRIADORES DA EUROPA E DO MEDITERRÂNEO

De 3 a 12 de Setembro terá lugar na cidade de Skopje, República da Macedónia, a XIV edição da Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo.

De 3 a 12 de Setembro terá  lugar  na cidade de Skopje, República da Macedónia,  a XIV edição da Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo.

Esta Bienal contará com a participação de 708 artistas com cerca de 1300 projectos expositivos nas àreas das artes plásticas, fotografia, joalharia, design de equipamento, design gráfico, arquitectura, ilustração, banda desenhada. Terão ainda lugar 262 espectáculos de Música, Dança, Teatro e performances de rua, 45 curtas e longas metragens, um desfile de moda, um café literário com 34 escitores e uma prova de gastronomia mediterrânica. Tudo isto acontecerá em vários pontos da cidade de Skopje, numa Bienal que tem como inspiração oficial as “7 Portas de Skopje”, um mito que se relaciona com a fundação daquela urbe.

Com efeito, locais como o Museu de Arte Contemporânea de Skopje, o Teatro Nacional da Macedónia, a Casa do Exército ou a Rádio Halas, vão ser palco da convergência de artistas de 43 países, da Estónia à Jordânia, de Portugal à Turquia, da Dinamarca à Síria, de Israel à Palestina.

Portugal estará representado por artistas seleccionados na Mostra “Jovens Criadores”,  iniciativa anual do Clube Português de Artes e Ideias e do Instituto da Juventude.

A delegação portuguesa, a cargo do Clube Português de Artes e Ideia:s, é composta pelos seguintes artistas:

Filipe Pais (Artes Digitais), Helena Ferreira e João Biscaínho (Artes Plásticas), Clímaco (Banda Desenhada), Inês Jacques (Dança), Filipa Ricardo/Renato Silva e Gonçalo Pimenta (Design de Equipamento), Pedro Lino (Design Gráfico), Alexandre Delmar, Fedra Santos e Jorge Graça (Fotografia), Irene Loureiro e Tiago Albuquerque (Ilustração), Catarina Dias (Joalharia), Tiago Patrício (Literatura), Vítor Bastos (Moda), Loja das Conveniências - T.Albuquerque, E.Boavida, V.Furtado e J.,Braz e M-PeX  - Marco Miranda (Música), Cláudia Rita Oliveira e Sérgio Cruz (Vídeo).

Para além da exposição multidisciplinar – que estará patente até 5 de Outubro - e dos espectáculos, a Bienal conta também com uma extensa programação de workshops, debates e fóruns.

O acontecimento é tem um carácter ímpar no contexto europeu e mediterrânico, quer por se tratar do maior evento pluridisciplinar para artistas emergentes, quer por se ter focalizado ao longo de todas as suas edições numa àrea geo-política que está na ordem do dia.

Programa
>> clique aqui

Informações: www.bjcem.org 
Contactos: Clube Português de Artes e Ideias
213230090 / 963784047
press@artesideias.com

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,274,914