Notícias
COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA EM POLÓNIA
No próximo dia 17 de Agosto a Companhia de Dança de Almada inicia uma curta digressão ao norte da Polónia para a apresentação do espectáculo “Entre a necessidade e o medo”.
No próximo dia 17 de Agosto a Companhia de Dança de Almada inicia uma curta digressão ao norte da Polónia para a apresentação do espectáculo “Entre a necessidade e o medo”.
Com inicio-se em Poznan dias 18 e 19 de Agosto, onde fará duas apresentações na VI edição do “International Dance Theatre Festival”, parte depois para Pila (dia 22), Grudziadz (dia 23) e finalmente Gdansk, onde, além do espectáculo a Companhia leccionará um workshop de dança contemporânea no Festival local, dias 25 e 26 de Agosto.
“Entre a necessidade e o medo” é um trabalho coreográfico que foi inicialmente criado a convite do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, no âmbito da temática “Diálogo Intercultural”, objecto do Ano Europeu celebrado em 2008.
Integrada no projecto desenvolvido pela Companhia de apoio a novos talentos, a criação resultou de um trabalho de pesquisa sobre os fluxos de migração nas grandes cidades, abordando as dificuldades de adaptação sentidas sobretudo pelas diferenças culturais.
Esta não é a primeira vez que a Companhia de Dança de Almada estará na Polónia: em 2005, a convite da companhia Silesian Dance Theatre, realizou uma digresão por Cracóvia, Tychy e Bytom, onde apresentou com enorme êxito “O Desejo Veste um Corpo”, obra do seu repertório; em 2007, de novo em Bytom, apresentou a criação “Submersão do Meu Ser”, integrada na XIV edição do “Annual International Contemporary Dance Conference and Performance Festival”.
Em 2009 a digressão à Polónia surge na sequência de um acordo celebrado com a sua congénere Polish Dance Theatre, entidade organizadora do Festival em Poznan.
A Companhia prossegue assim o objectivo de internacionalização, realizando e celebrando novos acordos de parceria com congéneres estrangeiras que, em intercâmbio, permitam a apresentação de espectáculos e a realização de acções com a dança relacionadas. Concretiza desta forma a divulgação dos coreógrafos, dos intérpretes e da dança contemporânea portuguesa.
Apoio às viagens: Instituto Camões