Notícias
FESTIVAL DA SARDINHA, EM PORTIMÃO
O Festival da Sardinha, que decorre na Zona Ribeirinha de Portimão até 16 de Agosto, é um dos principais cartões-de-visita do município e homenageia as raízes da sociedade local, ligada intimamente à pesca e à indústria conserveira.
Grandes projectos para Portimão apresentados em filme
ao longo do Festival da Sardinha
7 a 16 de Agosto
A inauguração do Festival da Sardinha, que tem lugar hoje, vai ficar marcada pela estreia do filme “O Futuro já Começou…”, onde se dá a conhecer um conjunto de projectos estratégicos que, nos próximos anos, irão contribuir para tornar Portimão um pólo de atracção cada vez mais apetecível para os grandes investimentos.
O filme, que estará em exibição no stand de Portimão ao longo do Festival, revela a imagem do município num futuro muito próximo, quando entrarem em funcionamento equipamentos como o Insectarium, o Originarium e o teleférico que farão parte da requalificação da Zona Ribeirinha de Portimão, o plano de intervenção da Frente de Mar de Alvor, o Complexo Desportivo Municipal, o Terminal do Porto de Cruzeiros de Portimão, o Parque Tecnológico, os novos investimentos na hotelaria tradicional de 5 e 6 estrelas, o futuro edifício da Câmara Municipal, ou o Aeródromo do Barlavento Algarvio, entre muitos outros projectos estruturantes.
O Festival da Sardinha, que decorre na Zona Ribeirinha de Portimão até 16 de Agosto, é um dos principais cartões-de-visita do município e homenageia as raízes da sociedade local, ligada intimamente à pesca e à indústria conserveira.
Quem frequentar o certame tem a oportunidade de ficar a conhecer em pormenor as origens da sardinha e a sua importância económica e social para o município, beneficiando do desconto de um euro na visita ao Museu de Portimão.
Animação para todos os gostos
O Festival da Sardinha deste ano oferece um cartaz musical de grande qualidade, com o seguinte alinhamento: Paulo Gonzo (dia 7); José Cid (dia 8); Espectáculo Amália Hoje (dia 9); Xutos & Pontapés (dia 10); Platinum Abba (dia 11); Carlos do Carmo (dia 12); Deolinda (dia 13); Jorge Palma e Os Demitidos (dia 14); Zeca Baleiro (dia 15); e Tito Paris (dia 16).
Todos os espectáculos têm início às 22h30.
Para além da sardinhada e de outros petiscos, servidos em sete restaurantes com capacidade para duas mil pessoas, o artesanato também tem uma presença obrigatória, havendo ainda stands dedicados à doçaria e a outros produtos. Existem outras propostas de convívio e entretenimento para toda a família, com insufláveis, animação de rua e desfiles de ranchos folclóricos.
Nesta edição, o evento integra pela segunda vez o espaço Allgarve Gourmet, no âmbito do Programa Allgarve, uma iniciativa do Turismo de Portugal com coordenação de José Bento dos Santos e a participação dos seguintes chefes de cozinha: Rui Paula (dia 7); Justa Nobre (dias 8 e 9); João Antunes (dias 10 e 11); Joachim Koerper (dia 12); Jaime Perez (dia 13); Luís Américo (dias 14 e 15); e Paulo Morais (dia 16).
O certame, organizado pelo Município de Portimão, abre as portas às 18h00 e encerra às 24h00, custando o bilhete 3,5 euros, com entrada livre para crianças até aos 10 anos.
O 15º Festival da Sardinha culminará em apoteose no dia 16 de Agosto, com um grande espectáculo piro-musical.