"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DO CASTELO AO S. JOÃO

A Câmara Municipal de Palmela compilou a segunda fase do programa de animação para o centro histórico da vila de Palmela, “Do Castelo ao S. João”. Este segundo bloco de programação contempla as actividades de Agosto ao final de Novembro de 2009.

A Câmara Municipal de Palmela compilou a segunda fase do programa de animação para o centro histórico da vila de Palmela, “Do Castelo ao S. João”. Este segundo bloco de programação contempla as actividades de Agosto ao final de Novembro de 2009.

Disponível nos locais públicos e em www.cm-palmela.pt, o programa integra várias dezenas de actividades, da responsabilidade da autarquia e do movimento associativo local, que serão dinamizadas nos equipamentos municipais – caso do Castelo, do Cine-Teatro S. João, da Biblioteca de Palmela, do Mercado Municipal ou da Casa-Mãe da Rota de Vinhos – , nas sedes associativas e no espaço público desta zona nobre da vila.

Cultura, desporto e turismo são as principais áreas de intervenção desta segunda etapa do “Do Castelo ao S. João”, com teatro, música, dança, encontros, exposições, eventos desportivos. Destaque para as comemorações da Semana da Dança e do Dia Mundial do Turismo, o Encontro Internacional de Coros, visitas guiadas ao castelo e ao centro histórico da vila, passeios pedestres nas encostas de Palmela, Festival do Moscatel, Festa das Vindimas, diversas exposições de pintura e fotografia na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, e no Castelo, e para os muitos eventos musicais que ao longo destes meses vão animar a vila de Palmela.

A programação “Do Castelo ao S. João” insere-se no trabalho desenvolvido pela autarquia, no âmbito da recuperação e revitalização do Centro Histórico de Palmela. Com mais de oito séculos de História, o núcleo antigo de Palmela é morada de monumentos como o Castelo de Palmela (sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção), o Pelourinho ou o Chafariz D. Maria I, de várias igrejas e edifícios de interesse arquitectónico e patrimonial, e de largos, escadinhas e miradouros de grande beleza, com vista privilegiada para o Sado e para o Parque Natural da Arrábida. A esta riqueza, acresce a tradição, a qualidade dos produtos locais, a gastronomia regional, o cruzamento de gerações e um movimento associativo de grande dinamismo.

 

Agenda
Infantil

Mãos na Massa

LU.CA - Teatro Luís de Camões 21 Jan a 4 Fev 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,476,567