Notícias
VISITAS GUIADAS, EM BRAGA
Município quer levar bracarenses a conhecer melhor sítios arqueológicos, com um programa de visitas a sítios como as Termas Romanas do Alto da Cividade e a Fonte do Ídolo, bem como ao Centro Interpretativo instalado no Posto de Turismo.
Visitas guiadas às Termas Romanas, Fonte do Ídolo e Centro Interpretativo
MUNICÍPIO QUER LEVAR BRACARENSES
A CONHECER MELHOR SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
A Câmara Municipal de Braga quer que os munícipes aproveitem esta época estival para conhecer melhor alguns dos espaços museológicos mais relevantes da cidade, razão porque inicia, dia 21 Julho, um programa de visitas a sítios como as Termas Romanas do Alto da Cividade e a Fonte do Ídolo, bem como ao Centro Interpretativo instalado no Posto de Turismo.
Coordenada pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, a iniciativa dirige-se aos munícipes, jovens ou menos jovens, de todo o concelho, implicando a inscrição – gratuita, mas limitada a 35 pessoas – na respectiva junta de freguesia.
De acordo com a Vereadora Ana Paula Morais, que tutela o GAP, para cada junta está destinada uma manhã ou uma tarde, iniciando-se as visitas guiadas às 9h30 ou 14h30, no Posto Municipal de Turismo, à Avenida Central. Às 11h00 e às 16h15, respectivamente, está prevista a visita às Termas Romanas.
«Para nós, é um imperativo dar a conhecer o património concelhio aos próprios munícipes, é também uma forma de potenciar a sua divulgação junto dos que vêm de fora; ninguém fala do que não conhece», justifica.
Para Ana Paula Morais, os munícipes de Braga são sempre os seus melhores divulgadores e para assumirem esse papel «é necessário que tenham o máximo de informação sobre cada espaço que enforma a História de Braga; ora, tanto o balneário romano como a fonte rupestre são dois exemplares muito importantes do património bracarense, que captam o interesse de milhares de visitantes».
No Centro Interpretativo do Posto de Turismo – explica a Vereadora – os visitantes vão poder visionar um filme sobre alguns dos espaços com particular relevo para a história desta cidade de dois mil anos.
A Fonte do Ídolo é um monumento rupestre de cariz religioso, localizado na Rua do Raio, sendo um dos santuários deste tipo mais relevantes da Península Ibérica. Pela sua importância foi classificado como Monumento Nacional a 6 de Junho de 1910. A Direcção dos Monumentos do Norte deu início, em 2003, a um projecto de conservação e valorização, que permite visitar o santuário em condições dignas e confortáveis.
As Termas do Alto da Cividade foram construídas nos inícios do século II, situando-se perto do forum administrativo de Bracara Augusta. Classificadas como Monumento Nacional inserem-se numa área arqueológica vedada e protegida. Este balneário público foi descoberto em 1977. Reconhecida a sua importância arqueológica, as escavações prosseguiram até 1980, tendo sido interrompidas e retomadas já nos anos 90. O estudo do monumento foi dado por concluído em finais de 1999.