"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

HOMENAGEM À CIDADE VELHA DE SANTIAGO

Através da promoção de um conjunto de eventos, no próximo dia 24 de Julho, Sexta-feira, na cidade de Lisboa. O ponto alto será o espectáculo de música portuguesa e cabo-verdiana, a realizar no próximo dia 24 de Julho, 6ª Feira, no Cinema S. Jorge, às 21h

 
Música portuguesa e cabo-verdiana, dia 24 de Julho, no Cinema S. Jorge

UCCLA e Câmara Municipal de Lisboa Homenageiam
a Cidade Velha de Santiago

Classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade

A UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - e a Câmara Municipal de Lisboa irão homenagear a Cidade Velha de Santiago, Cabo Verde, recentemente classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, através da promoção de um conjunto de eventos, no próximo dia 24 de Julho, Sexta-feira, na cidade de Lisboa.

O ponto alto da homenagem será o espectáculo de música portuguesa e cabo-verdiana, a realizar no próximo dia 24 de Julho, 6ª Feira, no Cinema S. Jorge, às 21h, com Grupo Coral “Alma de Coimbra”, “Entre Mornas e Fados” de Celina Pereira, com amigos; e as Batucadeiras Voz de África. Os bilhetes para o espectáculo estão disponíveis através da Ticket Line (e FNAC), e no próprio dia, no cinema S. Jorge.

O programa de homenagem à Cidade Velha de Santiago contará ainda com uma cerimónia de recepção do Sr. Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Dr. Manuel Monteiro de Pina, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, às 16h, dia 24 de Julho, nos Paços do Concelho.

Seguindo-se, às 18h30, uma homenagem a Arménio Vieira, Prémio Camões 2009, na Casa Fernando Pessoa. A cerimónia contará com a presença de Manuel Alegre, que fará a abertura; Evocação da Obra por Filipa Leal; Leituras de amigos do Poeta: Celina Pereira, José Cunha, Mito Elias, Vera Cruz e Xan.


Nota histórica sobre a Cidade Velha:

Cidade Velha é a primeira urbe europeia a Sul do Trópico de Câncer, construída há cinco séculos e meio, no ano de 1462. Foi uma plataforma geoestratégica muito importante a nível económico, pela sua importância nevrálgica e central para o comércio com a Guiné e as rotas do Atlântico Sul; e a nível religioso, como frente ou porta-estandarte da expansão do proselitismo Cristão português. Pelo que a Ribeira Grande seria a sede do Bispado de Cabo Verde e da Guiné. A Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago) teve um papel importante na história da Expansão Europeia (porto de escala da navegação para África, América e Oriente), logo teve um papel de destaque na construção do mundo globalizado de hoje. Mas o seu maior feito foi ser a urbe percursora da actual Nação Cabo-verdiana.

A Cidade Velha localiza-se na ilha de Santiago, que por sua vez é a maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, constituído por 10 ilhas e cinco principais ilhéus, a cerca de 500km da Costa Ocidental de África, com 4.039 km2 de superfície e uma população estimada em 435 mil habitantes.

Em 1990, o governo declara-a Sítio histórico da Cidade Velha (Decreto nº 121/90, de 8 de Dezembro), e passa a ser assumida como Património Nacional de Cabo Verde. Passam a realizar-se intervenções profundas de recuperação, designadamente com o financiamento e assistência técnica (nomeadamente Cooperação Espanhola, e Portuguesa) que tornaram possível a sua candidatura a Património da Humanidade.

O ano de 2005 é de grande significado para a população da Cidade Velha e da Ilha de Santiago, após a elevação da Cidade Velha à sua antiga categoria, ao Estatuto de Cidade (Lei n.º 62/VI/2005), e o seu nome original – Ribeira Grande de Santiago.

Nesta mesma data, autonomiza-se da dependência municipal da cidade da Praia, ao ser criado o Município da Ribeira Grande de Santiago (Lei n.º 63/VI/2005, de 9 de Maio), com sede na Cidade Velha. São concedidos ao novo município um território (164 km2) com uma população de 9.628 habitantes.

A 26 de Junho de 2009 é atribuída a classificação pela UNESCO, com votação unânime, da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade.

 

 

Agenda
Infantil

Mãos na Massa

LU.CA - Teatro Luís de Camões 21 Jan a 4 Fev 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,477,806