Notícias
PORTOCARTOON-WORLD FESTIVAL
O PortoCartoon-World Festival espalha-se por vários locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que alarga um projecto iniciado em 2008.
O PortoCartoon-World Festival espalha-se por vários locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que alarga um projecto iniciado em 2008. Ao todo são cerca de 1000 os desenhos de humor que, progressivamente, a partir do próximo fim-de-semana, ficarão assinalar os onze anos daquele que é considerado, pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo.
Em vários locais emblemáticos da ‘cidade invicta’, estarão expostos os cartoons premiados ao longo das 11 edições já realizadas e vindos, no seu conjunto, de mais de 100 países.
A Livraria Almedina (Porto e Arrábida Shopping), Livraria Leitura (Shopping Cidade do Porto), Confeitarias Celeste (Praça Liberdade e Fernandes Tomás), Café Velasquez (Antas), Café Célia (Cedofeita), Café Progresso (Largo Moinho de Vento), Estação de Campanha, Plano B, e Edifício Transparente (final do Parque da Cidade) são os locais escolhidos para o humor.
Dispersos podem ser vistos desenhos feitos por artistas de renome internacional e que alertam para os problemas mais actuais a nível planetário, como a falta de água, o terrorismo, a globalização, o ecoturismo, a violação dos direitos humanos e a crise…
Aeroporto em destaque
Além destas extensões, o XI PortoCartoon está patente na sede do MNI a exposição central com 400 cartoons expostos e uma mostra paralela vinda do Salão de Piracicaba, S. Paulo. Destaque especial merece a mostra que está no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com de três dezenas de trabalhos.
Ainda integrada no PortoCartoon pode ser apreciada, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, a exposição antológica do cartunista chinês Guo Zhong (vencedor do Prémio do Publico do PortoCartoon de 2008). Na estação de Metro do Bolhão está patente um grande painel do cartunista brasileiro Paulo Caruso, alusivo à chegada da corte ao Brasil, há duzentos anos. E o Aeroporto do Porto (Francisco Sá Carneiro) apresenta uma extensão com dezenas de trabalhos do XI PortoCartoon. Nas estações da CP e Metro de Campanhã e do Metro dos Aliados e S. Bento estarão patentes as já habituais extensões da mostra original do XI PortoCartoon, cujo mecenas oficial é a Caixa Geral de Depósitos.
Esta distribuição alargada do humor reforça a proclamação do Porto como “Capital do Cartoon” feita em 2008, em dez línguas diferentes, diante de um pequeno monumento de Siza Vieira implantado na Avenida dos Aliados. No âmbito de uma proposta do MNI feita à Câmara Municipal do Porto, este ano foi descerrada, no Castelo do Queijo, uma escultura que representa o desenho vencedor do PortoCartoon 2009 sobre “Crises”.
Para o Museu Nacional da Imprensa, levar o PortoCartoon para fora de portas é fazer chegar ao grande público a “excelência do humor mundial”, numa linha que valoriza a descentralização cultural. O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã. Pode ser visitado todos os dias, entre as 15h e as 20h.