Notícias
VI MOSTRA DO COZIDO COM 4300 REFEIÇÕES SERVIDAS
Terminou a VI Mostra do Cozido das Furnas e Doçaria Tradicional, naquele que foi o certame que superou todos os valores de anos anteriores e que trouxe às furnas quase cinco mil visitantes.
Terminou a VI Mostra do Cozido das Furnas e Doçaria Tradicional, naquele que foi o certame que superou todos os valores de anos anteriores e que trouxe às furnas quase cinco mil visitantes.
Durante os três dias do evento os empresários da restauração presentes no recinto confeccionaram 4300 refeições, onde o cozido é o rei entre os mais deliciosos pratos que são preparados neste verdadeiro “fogão da terra”, expressão que ganha agora cada vez mais sentido.
“Demonstramos uma vez mais que esta é uma aposta ganha e que se vai manter durante longos anos. Contra tudo e contra aqueles que sempre auguraram contra o sucesso deste evento, provamos que com pouco podemos fazer muito e trazer a esta maravilhosa terra muitos visitantes e um retorno enorme para a economia desta freguesia e aos seus empresários”.
“Este povo maravilhoso das Furnas merece cada vez mais uma maior atenção e o reconhecimento por viverem neste Formoso Vale. Superamos a marca das 4 mil refeições que tínhamos como meta, atingindo até as 4300 refeições – o que nos deixa ainda mais orgulhosas pelo valor que as Furnas continuam a demonstrar que possuam”, afirmou Francisco Álvares, edil povoacense, no discurso de encerramento.
Durante os três dias foram muitos os visitantes, que para além do cozido puderam degustar os tradicionais bolos lêvedos e as fofas da Povoação, bem como os diversos produtos endémicos deste concelho, que têm já uma montra excelente na divulgação da sua qualidade.
Esta VI edição da Mostra do Cozido das Furnas teve muita animação, que deu um brilho deferente ao festival gastronómico. Surpresa reservada estava para a actuação do artista povoacense radicado nos Estados Unidos, Marc Dennis, que com o seu fervor habitual encantou e fez dançar todos os presentes. Destaque igualmente para a actuação da artista nacional Ariane, que trouxe às Furnas um tributo à grande cantora francesa Edith Piaf. Com bastante aceitação por parte do público, Ariane aproveitou para dar a conhecer o seu novo trabalho de originais, Libertat.
Como já vem sendo hábito, esta mostra foi animada pelos alunos do Curso de Técnico de Turismo/Profissionais de Informação e Animação Turística, que recriaram tradições antigas da nossa terra. No sábado foi possível dar um passeio de canoa na lagoa das Furnas, onde a empresa Picos de Aventura proporcionou, a convite da autarquia, uma tarde de passeio pela lagoa, iniciativa de sucesso que contou com a participação de várias pessoas.
O encerramento desta Mostra 2009 foi feito com um espectáculo de Fogo de artificio, motivo de grande entusiasmo por parte do público.