Notícias
CRISE COM HUMOR
O XI PortoCartoon - World Festival abre oficialmente dia 19 de Junho, na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa. O tema deste ano é “CRISES”.
Centenas de desenhos mostram a Crise com Humor
O XI PortoCartoon-World Festival abre oficialmente na 6ª feira, dia 19 de Junho, às 19h, na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa. O tema deste ano é “CRISES”.
A sessão solene contará com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares e dos premiados que irão receber os respectivos prémios e troféus, desenhados por Siza Vieira. Na altura será inaugurada a exposição que reúne cerca de 400 cartoons vindos de todo o mundo.
Distribuídos por 800 m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, poderão ser vistos além dos três trabalhos premiados, as onze menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos concorrentes ao festival.
O cartunista romeno Mihai Ignat foi o vencedor do Grande Prémio. O segundo prémio foi atribuído a Augusto Cid, e o terceiro a Zygmunt Zaradkiewicz, da Polónia.
A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional do concurso a atribuir ainda 11 Menções Honrosas a artistas de dez países: Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, França, Inglaterra, Itália (2) Irão, Polónia, Rússia, Turquia e Ucrânia.
Meio milhar de humoristas, de 70 países, enviaram cerca de 2000 desenhos ao XI PortoCartoon, subordinado ao tema “Crises”.
O Brasil é o país com mais participantes – mais de 50 cartunistas, com cerca 200 desenhos – logo seguido do Irão, Turquia, Roménia, Portugal e da China.
O PortoCartoon afirma-se assim como um espaço de excelência do humor mundial. É considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.
Todos os anos, é visto por milhares de visitantes no Museu Nacional da Imprensa e nas diferentes cidades por onde passa a exposição.
O júri internacional do concurso foi presidido por Georges Wolinski (França) e integrou entre outros membros; Peter Nieuwendijk, Presidente da FECO-Federation of Cartoonists Organisations; Xaquin Marin, director honorário do Museo de Humor de Fene (Espanha); Luís Mendonça, representante da Faculdade de Belas Artes do Porto; Nuno Carvalho, da Direcção-Geral da Artes, em representação do Ministério da Cultura; e Roberto Merino, encenador chileno.
O XI PortoCartoon tem como mecenas exclusivo a Caixa Geral de Depósitos e pode ser visto até 31 de Dezembro, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.
O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.
Festa da Caricatura na Praça da Liberdade
A Festa da Caricatura do Museu Nacional da Imprensa volta este ano à Praça da Liberdade, integrada no XI PortoCartoon-World Festival.
A iniciativa vai-se realizar no fim-de-semana de 20 e 21 de Junho, véspera do S. João do Porto, em parceria com a Porto Lazer e a Câmara Municipal do Porto.
A “Festa” decorrerá em espaços próprios, durante as tardes de sábado e domingo. Pelo quarto ano consecutivo, a Baixa do Porto terá uma animação especial.
O público terá a oportunidade de contactar com artistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente os premiados do XI PortoCartoon, ver fazer caricatura ao vivo e levar para casa o seu “retrato”.