Notícias
"BRAGA DIGITAL"
Sessão de apresentação pública do Projecto “Braga Digital”, acontece esta terça-feira (16 de Junho), a partir das 17h00, no salão nobre do Theatro Circo, em Braga.
Ministro da tutela convidado para a sessão, a 16 de Junho
MUNICÍPIO APRESENTA "BRAGA DIGITAL"
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é um dos convidados para a sessão de apresentação pública do Projecto “Braga Digital”, que acontece esta terça-feira (16 de Junho), a partir das 17h00, no salão nobre do Theatro Circo, em Braga.
O programa, agora divulgado, abre com alocuções do chefe de projecto, Nuno Alpoim, e do gestor do “Braga Digital”, Paulo Sousa, a que se seguem as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, e do ministro da tutela, Mariano Gago.
A sessão é ainda aproveitada para, no espaço pedonal contíguo ao Theatro Circo, se proceder à apresentação/demonstração dos “Guias Móveis”, um dos sub-projectos do “Braga Digital” que se consubstancia numa aplicação de “software” para dispositivos de computação móvel, que, tirando partido das capacidades de processamento de som, imagem, vídeo e comunicação sem fios, permite enriquecer uma visita turística à cidade.
O Projecto “Braga Digital” – em fase final de implementação dos vários sub-projectos – tem no Município a entidade promotora e enquadra-se na iniciativa «Cidades e Regiões Digitais», integrada no Programa Operacional da Sociedade da Informação e Conhecimento (POS_C), sendo comparticipado financeiramente pelo FEDER e pelo Orçamento de Estado.
De acordo com os pressupostos que levaram à constituição de um consórcio promotor liderado pelo Município, o “Braga Digital” – que se materializa em 16 sub-projectos – tem por missão a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento.
De acordo com o Chefe de Projecto, Nuno Alpoim, em articulação com o programa “Cidades e Regiões Digitais”, pretende-se tornar Braga numa das cidades europeias mais competitivas na designada economia digital, em linha com a “Declaração de Lisboa”, contribuindo desta forma para transformar Portugal num dos países mais avançados em matéria de “governo electrónico” e sociedade da informação.
Procurando fomentar uma maior aproximação entre a Administração Local, munícipes, instituições de desenvolvimento regional, associações de promoção turística, cultural e desportiva, estabelecimentos de ensino, indústria, comércio e serviços, prestadores e utilizadores de serviços de saúde, turistas e demais visitantes da cidade e todos os que possam ser consumidores de informação com origem ou destino na cidade, o “Braga Digital” procura, em suma, estimular o uso generalizado das novas tecnologias da informação e comunicação.
A par dos portais “Braga Digital” e “CMBraga + Próxima do Cidadão”, dão corpo a esta iniciativa os sub-projectos “”Sistemas de Exploração de Transportes Urbanos”, “SIM Empresas”, “Balcão digital de águas e Ambiente”, “Telemetria de Ecopontos”, “Centro de Interpretação e Museus Virtuais”, “Portal Pedagógico”, “Hotspots e Quiosques Multimédia”, “Anel de Banda Larga e Fibra Óptica”, “Screen Media”, “Miradouros Virtuais”, “Sistema de Informação Geográfica de Braga na Web”, “Data Center”, Guias Móveis” e Centro de Demonstração”.