Notícias
IV ETC – ENCONTRO DE TALENTOS CRIATIVOS
Como já vem sendo hábito o festival ETC – Encontro de Talentos Criativos vai presentear-nos com uma programação diversificada, desde a sua sonoridade, até à troca de experiências entre bandas conhecidas nacional e internacionalmente e bandas que se estão a lançar e prometem arrasar com o público.
IV ETC – ENCONTRO DE TALENTOS CRIATIVOS
26 E 27 DE JUNHO - 21H30M
LARGO BENTO JESUS CARAÇA – BARREIRO
(junto às Escola Secundária Alfredo da Silva)
ENTRADA LIVRE
Como já vem sendo hábito o festival ETC – Encontro de Talentos Criativos vai presentear-nos com uma programação diversificada, desde a sua sonoridade, até à troca de experiências entre bandas conhecidas nacional e internacionalmente e bandas que se estão a lançar e prometem arrasar com o público. Existe também um espaço dedicado aos jovens criadores e artesãos. Esta mostra de novos valores constitui um hino à originalidade e criatividade, onde podem inscrever-se até 22 de Junho através do e-mail: artesanato.cmb@gmail.com (nome, idade, morada, contacto, portfolio em anexo).
Nesta 4ª edição, a Câmara Municipal do Barreiro, enquanto organizadora, podia deixar de apresentar um projecto barreirense – Os Bota a Tocar – os músicos que compõem este grupo são formados na Escola de Música da Banda Municipal do Barreiro e denominam-se como um grupo de amigos que querem animar o público com os seus trombones, saxofones, trompetes, percussões, clarinetes e outros instrumentos.
Já no palco o grupo Uxu Kalhus dispensa apresentações. Com o 2º CD (Transumâncias Groove – 2009), a “revolução” na música tradicional dão mais um passo no aprofundar do Folk nacional, com originais do grupo para danças como o Vira, o Corridinho e as Saias. A regra de ouro d’Uxu Kalhus é extravasar as fronteiras do Tradicional, sem preconceitos nem limitações, privilegiando a energia e a improvisação em detrimento da música previsível e quadrada, mantendo o baile como forma de expressão onde cada um encontra o seu espaço de realização.
A encerrar este dia de festividades surgem os Tora Tora Big Band. Denomina-se como uma orquestra de jazz que proporciona uma vibração efusiva de energia e calor sonoro.
É um cocktail universal que reúne músicos de múltiplas nacionalidades, num poderoso naipe de metais e uma secção rítmica estrondosa.
Através dum repertório que cruza o Jazz e World Music, a sua aposta é renovar o velho conceito das antigas big bands que tocavam música para dançar, apresentado desta vez com elementos e tendências sonoras bem recentes como: Afro, Latin, Funk, Arabic, Trance, Reggae e Drum’n Bass. Com o último álbum editado em Março de 2007 “TORA TORA CULT”, nomeado pelo “Expresso” como um dos catorze melhores álbuns nacionais de 2007.
No dia 27 de Junho, abrem-se as portas do festival, às 21h30 com a animada trupe Fanfarra Kaustica. O nome Fanfarra Kaustika nasce da sensação química que a música destes 10 elementos provoca nas pessoas. Ela queima!... Os ritmos são contagiantes e as melodias emotivas arrepiam a pele...Pode-se dizer que estes músicos têm gosto em brincar com o que existe de mais primário em todos nós. A alegria pura e nua... Despida de preconceitos ou status, sem barreiras ou diferenças… a euforia, que reage com as pessoas e puxa a si o melhor de cada um, e a dança, que liberta e purifica os corpos.
Os Dazkarieh comemoram 10 anos com “Hemisférios”, disco duplo que é o 4 álbum de originais da banda e o seu trabalho mais ambicioso até à data. “Hemisférios” surge agora como uma revisão do caminho percorrido nos últimos 10 anos. Tendo inicialmente vivido em exclusivo dos seus originais, o grupo avançou em 2006 para a revisão de tradicionais portugueses que representam hoje em dia praticamente metade do seu repertório ao vivo. Nos últimos 3 anos a banda fez concertos um pouco por todo o mundo, em salas e festivais.
Este ano, para encerrar o festival, convidamos-te a fazer parte da mega Jam Session Fora de Palco. Este momento é dedicado a todos aqueles que gostam de música, e se atrevem a trocar sons e ideias e a criar o conceito de “world music” com diferentes instrumentos e outros objectos… o conceito é inventar e reinventar formas de fazer música.
A entrada é livre, só tens de trazer a tua boa disposição.