"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE EM PONTA DELGADA

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Ecoteca desta cidade, vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho com várias iniciativas no Campo de São Francisco.

 
CÂMARA DE PONTA DELGADA LANÇA JOGO DA ENERGIA
E MEGA PUZZLE NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Ecoteca desta cidade, vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho com várias iniciativas no Campo de São Francisco. Para o efeito, o Gabinete de Higiene e Limpeza da autarquia elaborou e vai apresentar a 5 de Junho o Jogo da Energia, que tem seis metros de cumprimento e três de largura e é composto por trinta casas com perguntas, mais casas prémios (Câmara de Ponta Delgada, EDA, Ecoteca e associação ecológica Amigos dos Açores) e outras duas casas (partida e chegada), num total de 36 casas, mais nove ilhas. Todas as perguntas são relativas ao ambiente (uma para cada ilha), à poupança de energia e a utilização das energias renováveis.

O Jogo da Energia, cuja concepção contou com a colaboração da EDA, é apenas uma das muitas iniciativas previstas para assinalar o Dia Mundial do Ambiente em Ponta Delgada. No Campo de São Francisco estará ainda uma mega puzzle de espuma de seis metros também relativo ao ambiente e da autoria do Gabinete de Higiene e Limpeza da autarquia. São 12 cubos com 50 centímetros em cada fase, onde as crianças poderão dar largas à sua imaginação em questões ambientais. No mesmo espaço será igualmente montada uma tenda, na qual estará patente, a partir das 11h00 do dia 5 de Junho, uma exposição com trabalhos elaborados pelos alunos das várias escolas do concelho de Ponta Delgada durante o ano lectivo, no âmbito do programa eco-escolas (cartazes, material didáctico e pedagógico de cariz ambiental, fotografia, trabalhos com reutilização de materiais, mensagens ambientais, oficinas, jogos e muitos outros).

A apresentação de trabalhos que mobilizem a interacção e a participação do público valorizará sobremaneira os objectivos desta iniciativa, um dos quais é a divulgação e valorização do trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas do concelho.

Envolver a população na promoção de actividades ambientais, promover o contacto entre a população e as comunidades escolares no âmbito de acções de educação ambiental e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável da região através da sensibilização e consciencialização da população para as questões ambientais são outros dos objectivos da iniciativa.

O envolvimento da Câmara Municipal de Ponta Delgada nesta iniciativa tem como objectivo desenvolver as Agendas 21 Escolares, no âmbito do processo da Agenda 21 Local, iniciado neste concelho.

Mais de 400 pessoas, entre alunos, professores e outros responsáveis participam nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente no Campo de São Francisco.

 

Agenda
Teatro

Los Torreznos

Pavilhão 31 - Hospital Júlio de Matos 15 Mar 2025  |  19h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,282,883