"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

79ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

O novo horário, os novos espaços e serviços à disposição dos visitantes, o destaque dirigido ao público infanto-juvenil e a vasta programação cultural, estão entre as principais novidades que a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) apresenta na edição deste ano do certame.

79ª Feira do Livro de Lisboa revela mais de
300 horas de actividades centradas no Livro

Mais de 140 participantes inscritos. Mais de 220 pavilhões presentes.

A inauguração da 79ª Edição da Feira do Livro de Lisboa dia 30 de Abril marca o arranque de mais de 300 horas de actividades centradas no Livro e na Leitura. O novo horário, os novos espaços e serviços à disposição dos visitantes, o destaque dirigido ao público infanto-juvenil e a vasta programação cultural, estão entre as principais novidades que a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) apresenta na edição deste ano do certame.

“Os visitantes da Feira do Livro de Lisboa irão encontrar um conjunto de novidades que tornarão este evento numa experiência memorável em torno do Livro” explica Rui Beja, Presidente da APEL. O destaque atribuído este ano ao público infantil está directamente relacionado com a divulgação do Livro, o fomento dos hábitos de leitura e o consequente aumento dos índices de literacia. “As crianças são os leitores do futuro e, com as novidades que introduzimos este ano, queremos contribuir para que todos usufruam em pleno da Nova Feira do Livro de Lisboa, quer em visitas individuais, quer em visitas de grupo ou em família”, acrescenta o mesmo responsável.

Os novos horários

Até 17 de Maio, mais de 140 participantes marcarão presença na Feira do Livro de Lisboa, numa edição marcada pela modernidade de um novo modelo de Feira, com horário ajustado aos ritmos de vida e trabalho dos visitantes. De 2ª a 5ª feira, a Feira do Livro abre às 12h30 e encerra às 20h30; às sextas-feiras e vésperas de feriados, o horário de abertura mantém-se, passando no entanto o encerramento para as 23h. Aos sábados e domingos a abertura antecipa-se para as 11h.

A abertura da Feira à hora do almoço, com serviços de restauração, permite que novos públicos usufruam o livro, as actividades e os amplos espaços de lazer do recinto.

Os novos Pavilhões e as Praças temáticas

Nesta 79ª edição da Feira do Livro, os participantes estreiam novos pavilhões que, pela sua modernidade e funcionalidade, permitem um mais fácil acesso dos visitantes à oferta disponível, sem prejuízo da identidade de cada editor, distribuidor, livreiro, ou entidade institucional.

Na organização do espaço da Feira destacam-se as quatro praças temáticas – Infanto-juvenil, Central, Jovem e Brasil -, espaços de descanso e de interacção com o público onde decorrerão actividades centradas no livro e na leitura, a par das acções a realizar nos pavilhões de cada participante.

A Praça Infanto-juvenil, traduzida num conceito de Mini Feira do Livro, acolherá eventos de Promoção do Livro e da Leitura dedicados ao público mais jovem. Entre as 14h e as 17h, mais de 20 bibliotecas – oriundas de diversos pontos do país – irão dar voz à Hora do Conto. À disposição das crianças estará ainda, nas Oficinas de Tecnologia de Informação e Comunicação, coordenadas por monitores especializados, o portátil Magalhães. Estes eventos são organizados pela APEL em parceria com a Rede de Bibliotecas Públicas, as Bibliotecas Municipais e o Plano Nacional de Leitura.

À Praça dedicada ao Brasil, convidado de honra da 79ªEdição da Feira do Livro de Lisboa, juntam-se dois pavilhões que acolherão as actividades programadas pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela Câmara Brasileira do Livro. Fabiano dos Santos, José Castilho, Laurentino Gomes, Marcelino Freire, Silviano Santiago, Carlos Nejar e Cristovão Tezza, destacam-se entre as presenças da comitiva brasileira.

A Programação Cultural

A programação cultural da Feira do Livro de Lisboa prevê mais de 200 eventos e acções culturais distribuídas pelos dezoito dias da Feira. No total, são mais de 300 horas de actividades em torno do Livro e da Leitura, um número sem precedente na história da Feira do Livro.

Debates, apresentações, lançamentos, mesas-redondas, entregas de prémios e outras celebrações em torno do livro, promovidos pela APEL e pelos participantes, terão lugar nas Praças distribuídas ao longo da Feira e no Auditório Central, constituindo, a par da alargada oferta de livros, um dos grandes motivos para a afluência de visitantes à Nova Feira do Livro de Lisboa.

Num programa tão intenso, completo e diversificado, tem lugar de destaque a homenagem ao Dr. Rogério de Moura, figura ímpar da edição portuguesa ao longo de mais de cinco décadas e que desde sempre deu o seu contributo, activo e esclarecido para o fortalecimento do movimento associativo e a cooperação inter-pares, nomeadamente como primeiro Presidente da APEL; o elogio será feito pelo Professor Doutor José Augusto-França.

Nos diversos palcos vão ser aflorados temas tão diversos como banda desenhada, ilustração, educação, história, arte, astronomia, ciência, teatro, encontros de fãs, cultura e finanças, cultura e turismo, auto-ajuda, livros de viagens, hábitos de leitura, poética do rock, revistas literárias, gastronomia, comunidades de leitura, bookcrossing, literatura brasileira e muito mais. Autores, editores, livreiros, críticos literários, intelectuais e conhecidas personalidades da vida pública nacional, participarão nos debates, apresentações e sessões de autógrafos.

Finalmente, a 79ª Edição da Feira do Livro de Lisboa acolherá uma acção coordenada pela comunidade Bookcrosser: num espaço dedicado ao tema “Lisboa, Encruzilhada de Livros”, privilegiar-se-á a troca de livros, fomentando-se, ao mesmo tempo, a partilha de memórias e testemunhos de leitores, não apenas portugueses mas das várias comunidades que habitam Lisboa e que são convidados a integrar essa biblioteca global.

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,481,440