Notícias
"MATER"
A companhia de dança AMALGAMA apresenta o espectáculo "MATER" no próximo dia 23 de Maio (Sábado), pelas 21:30, no Teatro Garcia de Resende, inserido no programa da Temporada de Dança de Évora 2009, organizado pela Câmara Municipal de Évora.
Companhia de Dança Amalgama "Mater" Dia 23 de Maio . 21h30
|
O espectáculo “Mater” nasceu de um convite dirigido à “Amalgama” para coreografar a canção “Conquista-me” de Jorge Salgueiro, com letra de Risoleta Pinto Pedro, para uma apresentação em Guimarães. “Mater” faz a síntese de três estímulos essenciais que estão na origem da sua construção: a “Conquista” (vontade primordial/ de ser em mim pela lei da espada e do amor), a “Espada” (a chave que abre a porta, ou a cruz/flamejante, alquímica e iniciática), e a “Ordem” (os cavaleiros do Templo / os guerreiros guardiães de luz e segredos). E, assim, foi crescendo um espectáculo vivo, um ritual em que se é convidado a assistir e a partilhar, e que se vai recriando sempre que passa por um novo lugar.
“Mater” foi criado, e é interpretado, por André Teixeira, Bruno Rodrigues, Inês Antunes, Maria Alcobia, António Faria, Jacome Filipe, Sandra Battaglia e Ana Borges. Os vídeo, os figurinos e o design gráfico são da responsabilidade de Jorge Pereira, a direcção artística é de Sandra Battaglia, a luz de David Martins, o som de Bruno Oliveira e a direcção de produção de Maria Alcobia.
A companhia “Amalgama” nasceu em 2000, conta com 13 estreias, e tem vindo a desenvolver a sua metodologia - Movimento Amalgama -, que aplica tanto na criação de espectáculos como nas oficinas de dança para a comunidade. É uma companhia independente com residência artística no Convento de São Paulo, na Serra d'Ossa, onde cria e estreia os seus espectáculos, e com residência pedagógica na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa em Lisboa, onde orienta a disciplina de Práticas Energéticas e Criativas, inserida no currículo académico do curso.
Informações e reservas através do telefone 266 703 112.