Notícias
JOSÉ SARAMAGO EM ALMADA
Abre ao público, no próximo dia 23 de Maio (Sábado), pelas 17h30, a Biblioteca Municipal José Saramago, no Centro Cívico do Feijó - Rua da Alembrança.
Abre ao público, no próximo dia 23 de Maio (Sábado), pelas 17h30, a Biblioteca Municipal José Saramago, no Centro Cívico do Feijó - Rua da Alembrança. Uma cerimónia que vai contar com a presença de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura 1998.
Com a atribuição do nome do Prémio Nobel da Literatura a esta biblioteca, a Câmara Municipal de Almada procura homenagear o papel que José Saramago tem desempenhado na promoção da literatura portuguesa.
Muitas valências
A nova biblioteca é constituída por um edifício com três pisos, formando um paralelepípedo totalmente transparente nos topos e aberto no interior.
No Piso 0 encontra-se a área de atendimento ao público, uma sala polivalente, uma loja, uma zona para o empréstimo domiciliário e ainda uma área para consulta de periódicos (jornais e revistas). Neste piso existe ainda uma cafetaria/bar.
No Piso 1, encontram-se as áreas destinadas aos mais novos, repartidas pelo sector infantil e sector juvenil, além de salas para ateliers e para a “hora do conto”.
O Piso 2 é constituído pela sala de leitura geral, áreas de consulta local e ainda por uma área de consulta multimédia.
A arte de Querubim Lapa
Além da estética do edifício que permite, através da sua orientação, a poupança de energia, a Biblioteca Municipal José Saramago é igualmente sinónimo de Arte. A autarquia encomendou a Querubim Lapa um painel de azulejos que reveste toda a base deste equipamento. São 14 mil azulejos, pintados à mão, ocupando uma superfície de quase 600 m2.
Centro Cívico do Feijó
A Biblioteca Municipal José Saramago, as novas instalações da Junta de Freguesia do Feijó (já em funcionamento), uma Casa de Chá (actualmente decorre o processo para a sua concessão) e uma ampla praça pedonal compõem o Centro Cívico do Feijó. Ainda nesta área a Câmara Municipal de Almada disponibilizou um terreno para a construção do Centro de Saúde do Feijó.
O investimento da autarquia na construção da nova Biblioteca Municipal ascendeu a 2,1 milhões de euros e insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Almada em dotar o Concelho de várias centralidades e novos pontos de encontro e de reunião dos cidadãos.