Notícias
37º FICA
Entre 1 e 10 de Maio, Portimão voltará a ser a sede do 37º FICA - Festival Internacional de Cinema do Algarve, à semelhança do que sucede desde 1971, ano da primeira edição do mais antigo certame cinematográfico do país.
PORTIMÃO VOLTA A SER CENTRO OPERACIONAL DO
FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO ALGARVE
1 a 10 de Maio
Entre 1 e 10 de Maio, Portimão voltará a ser a sede do 37º FICA - Festival Internacional de Cinema do Algarve, à semelhança do que sucede desde 1971, ano da primeira edição do mais antigo certame cinematográfico do país.
Da vasta programação do FICA, que continua a ter o alto patrocínio da Câmara Municipal de Portimão, merece destaque a acção “A Escola vai ao Cinema”, que entre 4 e 8 de Maio abrange 29 estabelecimentos de ensino de Portimão, desde a educação Pré-escolar ao 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, num total de 3917 crianças que vão ao cinema, num ambiente alegre e com uma forte componente pedagógica.
Visitantes ilustres
Na cidade de Portimão, centro operacional do Festival, são esperados mais de uma centena de realizadores, gente da comunicação social, do turismo e do audiovisual, alguns de renome internacional, de que é exemplo Bruno Coppola, primo e braço direito do conhecido e famoso realizador norte-americano Francis Ford Coppola, que já confirmou junto da organização a sua presença acompanhando um grupo de amigos do mundo cinematográfico, a quem pretende mostrar as potencialidades desta região.
Bruno Coppola e Francois Motta no FICA
Também Reto Caffi, vencedor do festival de Clermont Ferrand na edição do ano passado, voltará a Portimão como mero espectador, para “ver bom cinema, descansar um pouco e rever amigos e um ambiente de que gosto muito”, segundo as suas próprias palavras. Também o luso-brasileiro Luís António Pereira e o português José Miguel Ribeiro, cineastas já vencedores em anteriores edições do FICA, confirmaram presença, acompanhando os seus novos filmes que foram seleccionados. Regista-se igualmente o regresso do produtor François Motta, para dirigir durante a semana do Festival um documentário/reportagem para divulgação no estrangeiro.
O cineasta luso-brasileiro Luís António Pereira com o português José Miguel Ribeiro no FICA
Secções para todos os gostos
Para além da importante secção competitiva de curta-metragem, que entre 3 e 9 de Maio reúne 12 programas com um total de 62 filmes em representação de 25 países, o 37º FICA terá o seu ecrã principal nos Cinemas Castello Lopes, do Centro Comercial Continente, de Portimão, incluindo ainda nove secções e duas sessões especiais, com realce para aquela dedicada exclusivamente a realizadores da região algarvia, da responsabilidade da Algarve Film Commission, a qual reunirá um total de 11 filmes sob a designação “Curtas Algarvias / Born in Algarve”.
Numa região com um litoral muito fotogénico, a secção “Cinema e o Mar” oferece a possibilidade aos espectadores de verem uma série de documentários escolhidos na selecção dos principais festivais de cinema do calendário internacional tendo o elemento marinho como denominador comum
Na secção “Outras Paragens, Outras Culturas”, toda a programação é dirigida aos espectadores mais exigentes, que procuram ver um tipo diferente de cinema, menos comercial mas com muita qualidade e independente. “Conhecer o Mundo” é uma nova secção do FICA que apresenta documentos importantes sobre novas gentes, novos modos de vida e novas culturas.
Uma das estreias deste ano é a secção “Hoje... programo eu”, que pretende mostrar aos espectadores, parte significativa e importante da programação de outros festivais internacionais de cinema. Na edição de 2009, o FICA vai receber representantes dos festivais de Clermont Ferrand, Cinanima, Avanca, Animatum e ainda da ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, cujos representantes estarão no Algarve para apresentarem uma selecção de filmes que integraram as suas selecções oficiais.
O bilhete para cada sessão da competição internacional de curtas pode ser comprador por 1 euro, havendo um ingresso para todas as sessões ao preço de 5 euros. Espectadores jovens e seniores beneficiam de 50% de desconto.
A sessão de divulgação e projecção dos filmes vencedores do FICA tem lugar a partir das 21h30 do dia 9 na sala 1 dos Cinemas Castello Lopes, em Portimão, a que se segue a cerimónia de entrega de prémios.
Todas as informações sobre o 37º FICA encontram-se disponíveis no sítio oficial do certame: www.algarvefilmfest.com.