"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"SALAZAR – A VIDA PRIVADA"

Uma produção da VC Filmes em parceria com a SIC e co-financiada pelo FICA, chega ao grande ecrã a 30 de Abril, dois dias depois da data em que se assinalam os 120 anos sobre o nascimento do ditador.

Na semana em que se assinalam 120 anos sobre o nascimento do governante, a VC Filmes leva ao grande ecrã a história de um dos mais marcantes homens portugueses do século XX Paço de Arcos, 22 de Abril de 2009 – “Salazar – A Vida Privada”, uma produção da VC Filmes em parceria com a SIC e co-financiada pelo FICA, chega ao grande ecrã a 30 de Abril, dois dias depois da data em que se assinalam os 120 anos sobre o nascimento do ditador.

Depois da estreia da mini-série de dois episódios na SIC, a que mais de um milhão de espectadores assistiu, a VC Filmes apresenta agora uma versão cinematográfica, com 110 minutos. “Ao contrário da mini-série, em que Salazar é observado pelas mulheres que seduziu, ou que o seduziram (em particular a jornalista francesa Christine Garnier), o filme cristaliza a narrativa secreta do próprio Salazar sobre uma vida atrás do veludo do poder. “Salazar by Salazar” é já, então, uma ficção, mas os traços cúmplices, os gestos, as fraquezas, as iniquidades, são verdadeiras”, define Pedro Marta Santos, co-autor de “Salazar – A Vida Privada”.

Neste filme, o foco centra-se na fase final da vida de Salazar, em que o estadista recorda a sua vida, as suas opções, as decisões que tomou e as que podia ter tomado. Dar a conhecer o homem por detrás de quem governou Portugal durante 40 anos foi o grande desafio: “Salazar, enquanto estadista, é conhecido do grande público. O mito do estadista estóico, convictamente religioso e assexuado tem o
contraponto neste filme. Conceber um personagem histórico é um desafio, e aqui a questão central foi fazer com que o protagonista acompanhasse todo o percurso de vida, da juventude à velhice”, explica o realizador, Jorge Queiroga.

Protagonizado por Diogo Morgado, “Salazar – A Vida Privada” integra ainda no elenco nomes de referência da indústria portuguesa do cinema e da televisão, como Soraia Chaves (Maria Emília Vieira), Margarida Carpinteiro (Dona Maria), João Lagarto (Mário de Figueiredo), Virgílio Castelo (Pai Perestrelo), Catarina Wallenstein (Julinha Perestrelo), Ana Padrão (Carolina Asseca) e Helena Noguerra, como participação especial, no papel da francesa Christine Garnier.

Manuel S. Fonseca, produtor de “Salazar – A Vida Privada” caracteriza a força do filme: “Um relato na primeira pessoa tem um efeito devastador. Os historiadores temem-nos. Gostam mais do sossego de outras fontes e inclinam-se para os securitários e canónicos documentos. Mas um relato na primeira pessoa é uma promessa de felicidade para quem acredita em emoções e na força da narrativa”. E foi
de um relato na primeira pessoa que nasceu o projecto “Salazar – A Vida Privada”.

Com uma narrativa substancialmente distinta da mini-série, este filme conta uma história ainda desconhecida e revela uma faceta ainda oculta de António de Oliveira Salazar.

Sobre a Valentim de Carvalho Filmes (VC FILMES)
A Valentim de Carvalho Filmes (VC Filmes) foi fundada no dia 1 de Julho de 2007. A produtora é parte integrante do Grupo Valentim de Carvalho, cujas empresas desenvolvem actividades nas áreas da música, de produção para televisão, estúdios de som, de televisão e multimédia. A VC Filmes tem como principal objectivo a produção de cinema. A VC Filmes vai igualmente desenvolver a produção de telefilmes, de mini-séries para televisão e de documentários.

Sobre o FICA
O FICA foi constituído em 2007, como fundo especial de investimento. Tem como objectivo o apoio a obras cinematográficas, audiovisuais e projectos multiplataforma, visando uma exploração alargada das mesmas, com vista a aumentar e melhorar tendencialmente a oferta e o valor potencial dessas produções.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,600,946