"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO VIRIATO

Próximos quatro meses de programação imperdível... o difícil será escolher!

Próximos quatro meses de programação imperdível... o difícil será escolher!

Re)descobrir Feminine e Masculine ao sabor de um arroz de pato; acolher o regresso de Sérgio Godinho aos palcos do Teatro; deixar-se surpreender pela metamorfose de Beatriz Batarda; ser apanhado pelas travessuras de um gigante de três metros de altura e um cão que vão vaguear pelas ruas da cidade de Viseu; aprender com Margarida Botelho; espreitar por Debaixo da mesa; sentir-se atraído pelo Íman... E, por fim, sentir a alma da dança de outros mundos… O dossiê de imprensa com toda a programação do próximo quadrimestre já está disponível em www.teatroviriato.com.

De facto, é difícil destacar o que quer que seja da programação do Teatro Viriato que se estende de Abril a Julho, e, onde não faltam os projectos ligados à comunidade onde se insere. Desde logo, em Abril, retoma o Festival PANOS Teatro Viriato (16 a 18 de Abril), uma iniciativa no âmbito do projecto PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, promovido pela Culturgest e no qual o Teatro Viriato participa desde a sua primeira edição. Este ano, o grupo de Viseu participa com a encenação da peça Refuga, de Abi Morgan. Mais tarde, em Maio, estreia Mitodópolus (01 a 05 de Maio), a peça que resulta do projecto escolas, retomado este ano pelo Teatro Viriato e a Companhia Paulo Ribeiro. Com direcção artística de Fraga, o projecto escolas envolveu alunos das escolas secundárias Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato. 

Esta viagem por outras latitudes prossegue pelo mundo do Teatro, com a apresentação de duas peças incontornáveis: Onde Vamos Morar (08 e 09 de Maio), dos Artistas Unidos e que assinala o regresso do cantor e compositor Sérgio Godinho aos palcos, como actor; e De Homem para Homem (16 de Maio), um monólogo com Beatriz Batarda. Ainda em Maio, Big Rory & The Ochie The Dog (09 de Maio) andarão pelas ruas da cidade de Viseu, numa extensão do FIMFA — Festival de Marionetas e Formas Animadas a Viseu. 

Neste percurso por lugares e mundos diferentes que agora recomeça, também ninguém poderá passar ao lado de Gamaka (28 e 29 de Maio), um recital de Kuchipudi por Shantala Shivalingappa, uma das melhores intérpretes desta dança clássica indiana e que já trabalhou com grandes nomes do Teatro e da Dança como Maurice Béjart, Peter Brook e Pina Bausch. Um espectáculo em co-apresentação com o Centro Cultural de Belém.  

E, na dança, destaque ainda para Íman (06 e 07 de Junho) coreografia de Filipa Francisco, interpretada por um grupo de mulheres do Bairro da Cova da Moura (Lisboa). Íman foi considerado pela crítica do jornal Público o melhor espectáculo de dança de 2008. 

Neste roteiro é paragem obrigatória o mês de Julho, que culmina com a apresentação dos trabalhos de duas referências da dança mundial, em co-apresentação com o Teatro Nacional S. João: os coreógrafos Philippe Découflé, que dança na primeira pessoa em Solo, (10 e 11 de Julho) e Marie Chouinard com Orfeu e Eurídice (15 e 16 de Julho). Dias antes é a vez do coreógrafo Paulo Ribeiro apresentar a sua mais recente criação, Sexteto (título de trabalho) a partir dos Prelúdios de Chopin, interpretados ao vivo por Pedro Burmester (02 e 03 de Julho). Para este mês especial, o Teatro Viriato criou um preço especial aplicado na compra de bilhete para estes três espectáculos de Julho.

No âmbito do Sentido Criativo, o Teatro Viriato acolhe a autora e ilustradora, Margarida Botelho que apresenta uma instalação/exposição e animação a partir do livro A Casa da Árvore (18 a 22 de Maio). Simultaneamente, propõe uma oficina de formação para professores, animadores e pais, intitulada As ideias irrequietas dos livros (21 a 23 de Maio). E ainda neste quadrimestre, o Teatro Viriato reforça a parceria com a associação Binaural, com a apresentação da oficina A expressão amplificada do corpo (15 a 18 de Junho) e a performance La Scatola (19 de Junho). 

A estas paisagens diferentes que vão passar pelo Teatro Viriato junte-se os sons do jazz, de formações como Avram Fefer/Carlos Barretto/Harris Eisenstadt (06 de Maio) e Daniel Levin Quartet (03 de Junho), e, esta Primavera será, no mínimo, muito inspiradora!

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,481,561