"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTUGAL VAI ANDAR COM A CABEÇA NA LUA

Os americanos podem ter sido os primeiros a pisar a Lua, mas nos dias 3 e 4 de Abril o satélite vai ser mais português que nunca. Telescópios do continente e da Madeira preparam-se para contemplar ao mesmo tempo a superfície lunar.

 
Os americanos podem ter sido os primeiros a pisar a Lua, mas nos dias 3 e 4 de Abril o satélite vai ser mais português que nunca. Telescópios do continente e da Madeira preparam-se para contemplar ao mesmo tempo a superfície lunar.

Um pequeno passo para o homem. Um grande desafio para os portugueses. Telescópios de todo o país estão a orquestrar a observação simultânea da superfície da Lua. Do Minho ao Algarve, de Lisboa ao Funchal, o repto está lançado: nos dias 3 e 4 de Abril traga o seu telescópio e venha juntar-se àquela que pretende ser a maior observação de sempre em Portugal do único satélite natural da Terra.

A iniciativa, inserida no mega-projecto do Ano Internacional da Astronomia "E agora eu sou Galileu", pretende recriar as observações que um dos maiores astrónomos de todos os tempos, Galileu Galilei, fez há precisamente 400 anos.

Em Lisboa, os telescópios irão reunir-se sob a batuta do Observatório Astronómico de Lisboa na Tapada da Ajuda (dia 3, das 19h às 21h30) e ainda, com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, em frente ao Planetário Calouste Gulbenkian, na Praça do Império (dias 3 e 4, às 19h).

Em Cascais, as observações terão lugar em São Pedro do Estoril, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, e são organizadas pelo Nuclio, Núcleo Interactivo de Astronomia (a 3 de Abril às 20h).

Mais a Norte, haverá concentração de telescópios em Bragança (Centro Ciência Viva, dias 3 e 4 às 21h30), Porto (Planetário do Porto, dia 4 de Abril) e Espinho (Centro Multimeios, dia 4 às 21h).

A Lua vai estar ainda a ser observada a partir de Coimbra (Parque Verde do Mondego, uma organização do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra) e Mira (Observatório Astronómico, dia 4 às 21h30).

A Sul, haverá olhos postos na lua em Constância (Centro de Ciência Viva, dias 3 e 4 às 21h), em Faro (Centro de Ciência Viva do Algarve, dia 3 a partir das 21h30).

Na Madeira, o Funchal será o palco das observações, uma cortesia da Universidade da Madeira (3 de Abril às 21h).

A Lua estará em fase crescente (63% iluminação) e bastante alta no céu (20h: 71º de altitude; 23h: 58º altitude). Para mais informações, os interessados poderão consultar o site do AIA

As sessões de observação do projecto "E agora eu sou Galileu" decorrem em paralelo com as "100 Horas de Astronomia", uma maratona de observação astronómica do AIA 2009 que decorre por todo o país entre os dias 2 e 5 de Abril.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ciência Viva e a European Astronomical Society (EAS).

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,481,678