Notícias
DI BOX, NOVO ESPAÇO CULTURAL
Vai nascer, a 3 de Abril, em Arruda dos Vinhos, um novo espaço cultural, a DI BOX. Este novo projecto de grande envergadura promete agitar o panorama cultural da região Oeste, apostando na divulgação de projectos artísticos de origem lusófona, sobretudo nos ‘mais jovens’.
Novo espaço cultural aposta nos novos valores da arte lusófona
Vai nascer, a 3 de Abril, em Arruda dos Vinhos, um novo espaço cultural, a DI BOX.
Este novo projecto de grande envergadura promete agitar o panorama cultural da região Oeste, apostando na divulgação de projectos artísticos de origem lusófona, sobretudo nos ‘mais jovens’.
Detentora de uma sala de espectáculos com capacidade para cerca de 400 pessoas, a DI BOX promete apresentar 100 espectáculos por ano, mais de 50 por cento dos quais dedicados à promoção de novos projectos.
Bandas dos mais variados estilos de música, dj’s, stand up, teatro, dança, magia, exposições, instalações e lançamentos de obras são algumas das componentes artísticas que passarão pela DI BOX.
A diversidade de cartaz começa já na cerimónia de inauguração, reservada a convidados e marcada para o dia 3 de Abril. Lousy Guru, Groove Intercourse e DJ Josep Arrom têm as honras da abertura, num dia que também conta com uma performance apresentada pelo Grupo de Teatro de Arruda dos Vinhos.
No dia seguinte, a DI BOX abre a porta a toda a gente e oferece o concerto dos Drill, espectáculo de entrada livre.
Na agenda do primeiro mês de actividade estão já confirmados nomes como Dazkarieh (dia 18), Heresias (25 de Abril) e Dj Kamala (dia 10). No dia 11 de Abril há Festa Hip Hop, com as presenças de Dj Stick Up, Dama Bete, Mc Kilate; Mc Raptor e os dançarinos Óbelix e Eboy Fénix.
Para o período de arranque está garantida também a realização das primeiras eliminatórias do concurso “Divulgar Bandas” (nos dias 17 e 24 de Abril), que constitui a primeira iniciativa pública da Divulgar Iniciativas (DI), empresa que elaborou e assume todo o conceito da DI BOX.
Outro dos projectos da DI passa pela realização de um Festival de Verão – o Festival do Oeste –, um evento de grande escala que pretende reunir na região bandas, artistas, artesãos e performers oriundos do mundo lusófono, a realizar a partir de 2010.
Para além dos cabeças de cartaz, integram a agenda da Di BOX eventos como jam sessions, o “filo café” (cafés como filosofia), piano bar, cantautores, tertúlias, debates, projecções vídeo (música e curtas-metragens), jogos interactivos e de sociedade.
O que há mais na Di BOX?
O espaço físico da DI BOX compreende uma área total de 800 m2, dividida em sala de espectáculos (com 200 m2 acústica e tecnicamente tratados e com um palco de 40m2), camarins para os artistas, estúdio, loja, galeria, zona de restauração, dois bares e esplanada.
Do estúdio sairá uma emissão de rádio on-line e contínua, dotada de conteúdos exclusivos, resultantes do contacto directo com artistas e personalidades que passem pela DI BOX. Servirá ainda, entre outras funções, para a gravação de alguns espectáculos (ou parte deles) ao vivo.
A edição discográfica será, em alguns casos, a sequência lógica da captação dos novos talentos musicais que forem sendo descobertos ao longo do tempo. As bandas poderão ter oportunidade de gravar o seu próprio álbum e comercializá-lo no nosso país e/ou além fronteiras, em administração directa ou em parceria com estúdios e editoras.
No espaço loja/galeria, podem ser encontradas exposições e/ou instalações de artistas lusófonos. Disponíveis para venda estarão produtos relacionados com as actividades artísticas, tais como suportes áudio e multimédia, artesanato e peças artísticas.
A DI BOX é o espaço físico da empresa Divulgar Iniciativas, que nasceu com a missão de “dar voz” à arte lusófona, dando-lhe destaque e tentando consolidar a sua posição no panorama nacional, em pé de igualdade com o “produto” não luso.