Notícias
BOOKCROSSING EM SINTRA
Criado em 2001 por Ron Hornbacker, um programador de sotfware americano, como uma simples forma de rastrear livros através da Internet, rapidamente o Bookcrossing se transformou num fenómeno à escala mundial.
Criado em 2001 por Ron Hornbacker, um programador de sotfware americano, como uma simples forma de rastrear livros através da Internet, rapidamente o Bookcrossing se transformou num fenómeno à escala mundial. A partir de 2 de Abril, as bibliotecas municipais de Sintra passarão a ser “crossing zones” entrando, assim, nesta comunidade.
A Câmara Municipal junta-se, desta forma, a muitas outras instituições públicas e privadas, com a intenção de promover a leitura e a criar hábitos de leitura. O objectivo é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Para isso, vão ser disponibilizados 165 livros anuais.
Sempre que alguém esteja interessado em ler um livro inscrito no Bookcrossing (www.bookcrossing.com), é só dirigir-se livremente ao espaço destinado, escolher o livro que pretende e levá-lo, devendo sempre também deixar um livro. Ou seja, há uma troca de livros sem existência de intermediários. Com o Bookcrossing passa a existir uma biblioteca sem fronteiras.
A Câmara de Sontra pretende, ainda, que esta iniciativa seja alargada a outros serviços camarários como: postos de turismo, museus e Casa da Cultura de Mira Sintra.
Com mais de 600.000 utilizadores de 130 países e 4 milhões de livros registados em todo o mundo, o Bookcrossing continua a ser uma das comunidades mais activas na Internet.
Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 8.000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais.
De cafés a bibliotecas, escolas a serviços públicos, o Bookcrossing em Portugal está mais activo do que nunca e promete continuar a espalhar livros por esses caminhos fora.