Notícias
PRÉMIO MANUEL TEIXEIRA GOMES
Num ano marcado pela grande qualidade dos trabalhos, e após a pré-selecção de doze textos, o Júri decidiu atribuir o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à obra "O Gordo ou a maquinação do espelho", assinada com o pseudónimo O Espelho.
“O GORDO OU A MAQUINAÇÃO DO ESPELHO”
VENCE PRÉMIO MANUEL TEIXEIRA GOMES
A Câmara Municipal de Portimão promoveu, no passado mês de Novembro, a 10ª edição do Prémio Revelação Manuel Teixeira Gomes, concurso que tem como principal objectivo incentivar e dar a conhecer novos talentos na área literária.
Nesta edição, foram admitidos a concurso cinquenta e nove trabalhos provenientes de todo o pais mas também do mundo lusófono, entre os quais um número significativo de obras que ilustram a realidade regional algarvia, tendo sido posteriormente apreciados por um Júri constituído por Afonso Dias, Alfredo Gomes e Pedro Barroso.
Num ano marcado pela grande qualidade dos trabalhos, e após a pré-selecção de doze textos, o Júri decidiu atribuir o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à obra “O Gordo ou a maquinação do espelho”, assinada com o pseudónimo O Espelho.
Na expressão do Júri a novela “O Gordo ou a maquinação do espelho” é uma história original “que aborda um tema pouco comum, em tempos de elegância compulsiva em que a felicidade é medida bem mais pelo parecer que pelo ser – é escrita numa linguagem acessível de leitura deliciosa e soluções bem achadas. Está repleta de análise e revela momentos de grande beleza e densidade descritiva, sem nunca perder uma fortíssima componente humana”
O júri deliberou atribuir três menções honrosas aos trabalhos “Abaixo de cão” assinado com o pseudónimo Gengis Cão, ao trabalho “ Catarina e as Maças” assinado por Rita Miguel e ao trabalho “ O Umbigo de Deus” de Sophia Pereira.
Os vencedores serão premiados com a publicação da 1ª edição da obra, estando o seu lançamento previsto 27 de Maio, dia do nascimento do escritor Manuel Teixeira Gomes.