"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FILME ESPANHOL VENCE FAMAFEST'2009

O filme espanhol “O Club da Calceta”, de Antón Dobao, adaptado da novela homónima de María Reimóndez, foi o grande vencedor do Famafest’ 2009 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, que terminou este domingo.

 
Milhares de pessoas passaram pelo Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão

O filme espanhol “O Club da Calceta”, de Antón Dobao, adaptado da novela homónima de María Reimóndez, foi o grande vencedor do Famafest’ 2009 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, que terminou este domingo.

O filme que resulta numa profunda reflexão sobre a condição feminina reuniu a unanimidade do júri do festival composto pelas actrizes portuguesas Laura Soveral e Suzana Borges, a actriz galega Uxia Blanco, o realizador e director de “Cinemas Digitais” da Galiza, Anxo Santomil, o director do Festival de inverno da Bósnia, Ibrahim Spacic, o musicólogo João Pereira Bastos, o sociólogo António Colaço e o escritor Fernando Dacosta.

Com o Grande Prémio da Lusofonia Manoel de Oliveira, o júri decidiu galardoar a película de produção nacional “Fernando Lopes Graça”, de Graça Castanheira. Por sua vez, o filme alemão “12 Means: I Love You”, de Connie Walther recebeu o prémio de Adaptação de Obra Literária.

O Prémio Biografia / Documentário foi para a obra alemã intitulada “wagner’s Mastersinger Hitler’s Siegrfried”, de Eric Schulz e Claus Wisemann.

Por fim, o Prémio Criação Jovem ficou em casa, tendo sido entregue ao jovem realizador famalicense Hélder Magalhães, pelo filme “Cântico Negro”.

A concurso estiveram mais de 30 filmes oriundos de países como a Itália, Canadá, Alemanha, Bulgária, EUA, Áustria e Espanha, sendo, no entanto, a grande maioria proveniente de França e Portugal.

 

Famafest’2009 muito participado

Os filmes vencedores do Famafest’2009 foram anunciados pelo director do festival, Lauro António, durante a cerimónia de encerramento do evento que decorreu no passado sábado, na Casa das Artes.

Na cerimónia Lauro António mostrou-se muito satisfeito com a audiência aos filmes do festival, salientando que durante os nove dias do evento milhares de pessoas assistiram gratuitamente ao cinema projectado nas quatro salas do concelho (nos dois auditórios da Casa das Artes, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide).

Refira-se que para além do cinema, o Famafest’2009 homenageou a carreira de diversas figuras da cultura portuguesa, com a atribuição do galardão Pena de Camilo. Neste âmbito, referência para a homenagem às actrizes Laura Soveral e Suzana Borges e aos escritores Mário Cláudio e Urbano Tavares Rodrigues e ainda ao encenador e critico de teatro, Luís Miguel Cintra.


O encenador Luis Miguel Sintra foi uma das figuras homenageadas no Famafes'2009

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,482,041