"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ESPECTÁCULOS NO TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA

O director do Teatro Municipal da Guarda, Américo Rodrigues, apresentou ontem, durante a manhã, em conferência de imprensa, a agenda de espectáculos para os próximos meses que desta vez está marcada por três festivais, e que conta com a participação de companhias e grupos vindos de todo o mundo. Argentina, Espanha, França, Canadá, EUA, Bulgária e República do Benim são alguns dos países representados na nova programação, de Abril a Junho de 2009.

Agenda de Abril a Junho apresentada em Conferência de Imprensa

Marionetas, Jazz e Guitarra Clássica dão o mote para três festivais a que se juntam dezenas de outras propostas

O Ovni – Festival Internacional de Objectos Vivos é a grande novidade da nova programação do TMG. As marionetas e formas animadas dão o mote para este novo festival que decorrerá entre Maio e Junho no TMG. Na nova programação regressam o Festival Jazz nas Alturas com Jeremy Pelt Quinteto, Alberto Conde Trio, Stephen Gaucci e Michael Bisio e o Biel Ballester Trio, entre outros; e o Festival Internacional de Guitarra sob a direcção artística de Dominique Phillot com os virtuosos Vincea Clelland, Juan Falú e Pedro Soler. Destaque também para o novo espectáculo de António Chainho em ante-estreia no TMG; para o regresso a Portugal e aos palcos de Patxi Andión, para a grande festa que é o concerto do grupo argentino Orquestra Fernández Fierro e para o coro de vozes búlgaras Angelite, que juntamente com o coral português Cramol, comemora o 4ª aniversário do Teatro Municipal da Guarda, já em Abril.

O director do Teatro Municipal da Guarda, Américo Rodrigues, apresentou ontem, durante a manhã, em conferência de imprensa, a agenda de espectáculos para os próximos meses que desta vez está marcada por três festivais, e que conta com a participação de companhias e grupos vindos de todo o mundo. Argentina, Espanha, França, Canadá, EUA, Bulgária e República do Benim são alguns dos países representados na nova programação, de Abril a Junho de 2009.

Na música, os 200 anos da morte de Haydn são pretexto para dois concertos: a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Choral AEminium de Coimbra apresentam, no concerto de Páscoa do TMG, a 9 de Abril a Missa brevis em Honra de S. Nicolau; e em Maio, no dia 22, numa co-produção TMG/ Antena 2, o Ensemble Contrapunctus apresenta a “Integral dos quartetos de cordas de Joseph Haydn.

No dia do seu 4º aniversário, a 25 de Abril, o TMG propõe uma noite dedicada às vozes femininas. Ao palco do Grande Auditório sobem o coro português Cramol e as vozes búlgaras do coro Angelite. Ainda em Abril, no dia 29, a Companhia Nacional de Bailado assinala no TMG o Dia Mundial da Dança com o bailado clássico “Copélia ou rapariga dos olhos de esmalte”.

Em Maio, no dia 15, e numa estreia absoluta, o TMG apresenta o novo projecto musical de César Prata (ex- Chuchurumel), chama-se ASSOBIO tal como o disco que tem lançamento marcado para o mesmo dia. No dia seguinte, 16 de Maio, é o espanhol Patxi Andión, considerado um dos maiores cantautores de Espanha, que se apresenta, após vários anos afastado dos palcos, no TMG. No final do mês de Maio é o músico francês Jacques Dudon, construtor de instrumentos e criador do processo “fotosónico” que orienta a oficina “Musicas Microtonais” e que apresenta o espectáculo “Sounding Lights”.

Em Junho, no dia 27, o mestre António Chainho apresenta em ante-estreia e numa co-produção  TMG/ Ghude, o seu novo espectáculo “Viagem à Índia” que contará com a participação de Rão Kyao, de Isabel Noranha e de Sónia Shirsat.

De destacar também, no dia 10 de Julho, o grande espectáculo da Orquestra Típica Fernández Fierro, da Argentina. Trata-se da primeira e também da mais popular orquestra do chamado “novo movimento do tango”.

Destaque também para a estreia de um novo Festival dedicado às marionetas e às formas e objectos animados. Chama-se OVNI – Festival Internacional de Objectos Vivos e promete surpreender todos os públicos! Decorre no TMG entre 7 de Maio e 6 de Junho e no cartaz há distintas e inovadoras propostas como “Os Bonecos de Santo Aleixo” que o CENDREV apresenta na abertura do festival, a dia 7 Maio; as marionetas com fios de “Palabras de Caramelo” dos Títeres de Maria Parrato de Espanha, no dia 13 de Maio; as marionetas coloridas e construídas a partir de cabaças do “Circo Africano” da Companhia Dittout da República de Benim, apresentadas em colaboração como Festival “Titirimundi”, no dia 14; as marionetas transparentes da companhia espanhola Ay Ay Ay Teatro que apresenta “La Oreja de Casilda” no dia 21; as sombras chinesas do Téâtre du Petit Miroire [França] que apresenta “A criança e o rei dragão”, numa extensão do FINFA LX9, no dia 30; Numa extensão da XI Bienal Internacional de Marionetas de Évora, o espectáculo com marionetas de fios “Eggbird” do inglês Stephen Mottram, a 4 de Junho e, por fim os espectáculos do Teatro de Marionetas do Porto “Wonderland”, baseado em histórias de Lewis Carrol e “Capuchinho Vermelho XXX”, teatro de objectos para adultos, ambos no dia 6 de Junho.

Em Junho arranca outro festival, desta vez dedicado aos ritmos jazz. O TMG promove a segunda edição do Festival Jazz nas Alturas que conta no cartaz com o duo norte-americano Stephen Gaucci e Michael Bisio, no dia 9; o grupo espanhol Biel Ballester Trio que teve honras de banda sonora, com o seu gipsy jazz, no último filme de Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona”, e que se apresenta no dia 12; o cabeça de cartaz Jeremy Pelt, trompetista norte-americano que sobe ao palco do Grande Auditório do TMG com o seu quinteto, no dia 13; os portugueses Not So Standard que apresentam novas roupagens de temas de Miles Davis e Ornette Coleman, no dia 18 e a fechar o Jazz nas Alturas, no dia 20, Alberto Conde Trio, de Espanha. Uma fusão de jazz com música Galega que conta com Alberto Conde no piano, Baldo Martínez no contrabaixo e com americano Nirankar Khalsa na bateria e percussões.

Em Julho, a guitarra é a rainha, o TMG promove a terceira edição do Festival Internacional de Guitarra que uma vez mais conta com a direcção artística do guitarrista suíço Dominique Phillot. O Festival tem início no dia 2 com a estreia em Portugal da guitarrista canadiana Vincea Clelland que apresentará um programa no âmbito da guitarra clássica. Segue-se o músico argentino Juan Falú, no dia 3, que apresentará composições originais e também alguns clássicos do folclore argentino. E a fechar o festival vai estar o guitarrista espanhol Pedro Soler que apresentará os vários estilos tradicionais do flamengo.

Paralelamente, o TMG promove, através do seu Serviço Educativo, dezenas de acções nas mais distintas áreas que vão das artes plásticas ao cinema.

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,481,598