Notícias
JOVENS DE PORTIMÃO À DESCOBERTA DO FUNDO DO MAR
No âmbito das actividades de acção educativa promovidas pela Câmara Municipal de Portimão, cerca de 500 jovens dos 1º e 3º Ciclos do Ensino participam ao longo deste ano lectivo no programa “À descoberta... do fundo do mar”.
No âmbito das actividades de acção educativa promovidas pela Câmara Municipal de Portimão, cerca de 500 jovens dos 1º e 3º Ciclos do Ensino participam ao longo deste ano lectivo no programa “À descoberta... do fundo do mar”.
O objectivo deste programa de educação ambiental é o de permitir às crianças conhecerem as diferentes espécies de organismos marinhos no seu habitat natural, sensibilizando-as para a importância do meio ambiente e para o papel fundamental que o mesmo desempenha no futuro sustentável de todos nós.
Este projecto inclui uma apresentação teórica na sala de aula e uma visita de estudo a uma zona rochosa durante a maré baixa, ambas dinamizadas pela equipa de educação de ambiental da autarquia. Aos professores titulares das turmas é também entregue um dossier com material didáctico, informação e actividades complementares para os alunos aprofundarem o tema e prepararem a sua visita de estudo.
Estão envolvidos neste programa alunos dos seguintes estabelecimentos de ensino: EB 1 da Pedra Mourinha (cinco turmas); EB 1 Major David Neto (quatro turmas); EB 1 de Chão das Donas (uma turma); EB 1 de Coca Maravilhas (cinco turmas); EB 2,3 D. Martinho (cinco turmas); e EB 2,3 Júdice Fialho (duas turmas).
Os alunos do 1º Ciclo da rede pública de ensino do município são ainda convidados a participar no concurso “À descoberta... do fundo do mar”, cujo objectivo é a criação de um guia de campo sobre os seres vivos que podem ser observados nas zonas rochosas entre-marés. O prazo para entrega de trabalhos termina no dia 30 de Abril e a turma que apresentar o melhor trabalho visitará o Oceanário de Lisboa em Junho.
Posteriormente, vai ser editado pela autarquia um guia que reunirá os melhores desenhos e textos recebidos no certame, com descrição e ilustração das espécies mais abundantes nas zonas rochosas, e que será distribuído por todos os alunos participantes neste programa e pelas bibliotecas escolares.
Estão ainda a ser dinamizados junto da comunidade escolar de Portimão outros três projectos de educação ambiental: "À descoberta... das cores e formas da natureza", onde as crianças fazem uma saída de campo ao encontro da diversidade de cores e formas presentes no mundo natural que nos rodeia; "À descoberta... das dunas", com observação de diferentes espécies de organismos em zona dunar; e "À descoberta... das aves", que inclui uma saída de campo a uma zona húmida, durante a qual as crianças observam várias espécies de aves no seu habitat natural.
Arquivo CMP / Filipe da Palma