"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ANDRÉ GOMES NOMEADO PARA 5ª EDIÇÃO DO PREMIO BES PHOTO

André Gomes foi seleccionado por um júri composto por Miguel von Hafe Perez, Delfim Sardo e Nuno Cera, que elegeu também os artistas Edgar Martins e Luís Palma.

 
Prémio BES photo
Inauguração: 23 de Março às 22h00
De 23 de Março a 17 de Maio de 2009  
Museu Colecção Berardo, Lisboa

A Baginski, Galeria / Projectos tem muito gosto em anunciar a nomeação de André Gomes para o Prémio BES photo e sua participação na inauguração da exposição do mesmo prémio a dia 23 de Março no Museu Berardo.

André Gomes (1951) foi seleccionado por um júri composto por Miguel von Hafe Perez, Delfim Sardo e Nuno Cera, que elegeu também os artistas Edgar Martins e Luís Palma.

Na opinião deste júri, a nomeação de André Gomes resultou "da consistência de um longo percurso no qual a qualidade narrativa, a relação com a literatura e a teatralidade, bem como um raro sentido de relação com a transcendência conferem uma marcante originalidade ao conjunto da obra". Em termos expositivos, o júri mencionou a exposição "Macha", tal como foi apresentada no Centro de Artes Visuais de Coimbra, como um momento particularmente significativo no contexto da fotografia em Portugal e da sua trajectória em particular.

O BES photo é uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo que visa premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal, que tenham apresentado trabalhos no âmbito fotográfico, num determinado período.

O júri de premiação da 5ª edição do BES photo, uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e do Museu Colecção Berardo, será constituído por Agnès Sire, directora da Fondation Henri Cartier-Bresson e curadora independente; Helena Almeida, artista e vencedora da 1ª edição BES photo; e Paul Wombell, curador independente. Após análise do trabalho apresentado pelos três artistas seleccionados, André Gomes, Edgar Martins e Luis Palma, e audição dos três concorrentes, caberá ao júri de premiação decidir sobre o vencedor do prémio BES Photo08 no próximo dia 8 de Abril.


Nota biográfica

André Gomes nasceu em Lisboa em 1951, onde vive e trabalha.

O seu percurso expositivo começou nos anos 70, apresentando uma obra de grande consistência, utilizando como meio principal, polaróides ampliados. O seu trabalho, tem um carácter instalativo e desenvolve-se à volta da relação da fotografia com a literatura e a teatralidade.

A sua mais recente exposição individual foi a exposição “Era na velha casa…” no Museu da Electricidade, Fundação EDP, comissariada por João Pinharanda (2008); “Macha”, no Centro de Artes Visuais em Coimbra, foi comissariada por João Silvério (2007).

Além destas mostras, apresentou “Lumen” no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, e no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (2006).

O trabalho deste artista está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias colecções importantes, públicas e privadas, como Museu de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos, P.L.M.J e Museu de Arte Contemporânea em Elvas, PT Telecom.

 

 

  

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,486,402