Notícias
ANDRÉ GOMES NOMEADO PARA 5ª EDIÇÃO DO PREMIO BES PHOTO
André Gomes foi seleccionado por um júri composto por Miguel von Hafe Perez, Delfim Sardo e Nuno Cera, que elegeu também os artistas Edgar Martins e Luís Palma.
Prémio BES photo
Inauguração: 23 de Março às 22h00
De 23 de Março a 17 de Maio de 2009
Museu Colecção Berardo, Lisboa
A Baginski, Galeria / Projectos tem muito gosto em anunciar a nomeação de André Gomes para o Prémio BES photo e sua participação na inauguração da exposição do mesmo prémio a dia 23 de Março no Museu Berardo.
André Gomes (1951) foi seleccionado por um júri composto por Miguel von Hafe Perez, Delfim Sardo e Nuno Cera, que elegeu também os artistas Edgar Martins e Luís Palma.
Na opinião deste júri, a nomeação de André Gomes resultou "da consistência de um longo percurso no qual a qualidade narrativa, a relação com a literatura e a teatralidade, bem como um raro sentido de relação com a transcendência conferem uma marcante originalidade ao conjunto da obra". Em termos expositivos, o júri mencionou a exposição "Macha", tal como foi apresentada no Centro de Artes Visuais de Coimbra, como um momento particularmente significativo no contexto da fotografia em Portugal e da sua trajectória em particular.
O BES photo é uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo que visa premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal, que tenham apresentado trabalhos no âmbito fotográfico, num determinado período.
O júri de premiação da 5ª edição do BES photo, uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e do Museu Colecção Berardo, será constituído por Agnès Sire, directora da Fondation Henri Cartier-Bresson e curadora independente; Helena Almeida, artista e vencedora da 1ª edição BES photo; e Paul Wombell, curador independente. Após análise do trabalho apresentado pelos três artistas seleccionados, André Gomes, Edgar Martins e Luis Palma, e audição dos três concorrentes, caberá ao júri de premiação decidir sobre o vencedor do prémio BES Photo08 no próximo dia 8 de Abril.
Nota biográfica
André Gomes nasceu em Lisboa em 1951, onde vive e trabalha.
O seu percurso expositivo começou nos anos 70, apresentando uma obra de grande consistência, utilizando como meio principal, polaróides ampliados. O seu trabalho, tem um carácter instalativo e desenvolve-se à volta da relação da fotografia com a literatura e a teatralidade.
A sua mais recente exposição individual foi a exposição “Era na velha casa…” no Museu da Electricidade, Fundação EDP, comissariada por João Pinharanda (2008); “Macha”, no Centro de Artes Visuais em Coimbra, foi comissariada por João Silvério (2007).
Além destas mostras, apresentou “Lumen” no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, e no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (2006).
O trabalho deste artista está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias colecções importantes, públicas e privadas, como Museu de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos, P.L.M.J e Museu de Arte Contemporânea em Elvas, PT Telecom.