Notícias
REVISTA DE JURISDIÇÃO LANÇA VERSÃO ONLINE
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses disponibilizou na Internet, desde 7 de Março, a versão digital da revista JULGAR, exactamente dois anos após ter sido lançada.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses disponibilizou na Internet, desde 7 de Março, a versão digital da revista JULGAR, exactamente dois anos após ter sido lançada. O sítio www.julgar.pt pretende ser um espaço onde o debate de ideias que sustentam o sistema de Justiça num Estado de direito democrático possa ser amplificado aos cidadãos e demais agentes da Justiça que operam em Portugal ou em qualquer comunidade lusófona.
Este novo portal permite a consulta de edições anteriores da revista, artigos de opinião, artigos científicos e a procura de temas específicos. Como leitura actual, estão já disponíveis, entre outros, “As virtudes e os defeitos de um juiz”; “A influência da CEDH no diálogo...”; “O direito fundamental à Justiça”; “Do dever de reserva dos juízes”; “O crime de subtracção de menor”; “Principiologia axiológico-constitucional do Direito Penal...”; “Reflexões em torno da Política Criminal...”; “A laboralização da função pública...” e o artigo “Da Psiquiatria ao Direito ou o Síndroma de Alienação Parental”.
O projecto editorial assenta na defesa da independência dos tribunais e dos juízes e, por correlação, na defesa dos direitos dos cidadãos. A primeira revista da jurisdição em Portugal, passa também a ser a primeira revista jurídica portuguesa online que divulga material jurídico de qualidade que se faz em Portugal, na Europa e mesmo noutros continentes, sobretudo do espaço lusófono, em torno da aplicação do Direito e da Jurisdição.
Autores prestigiados como Gomes Canotilho, Henriques Gaspar, Germano Marques da Silva, José António Barreiros, Perfecto Ibáñez, Luigi Ferrajoli estão entre muitos dos nomes que colaboram nas edições.