Notícias
JÚRI DE PREMIAÇÃO DO BES PHOTO 08
O júri de premiação da 5ª edição do BES photo, uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e do Museu Colecção Berardo, será constituído por Agnès Sire, directora da Fondation Henri Cartier-Bresson e curadora independente; Helena Almeida, artista e vencedora da 1ª edição BES photo; e Paul Wombell, curador independente.
O júri de premiação da 5ª edição do BES photo, uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e do Museu Colecção Berardo, será constituído por Agnès Sire, directora da Fondation Henri Cartier-Bresson e curadora independente; Helena Almeida, artista e vencedora da 1ª edição BES photo; e Paul Wombell, curador independente. Após análise do trabalho apresentado pelos três artistas seleccionados, André Gomes, Edgar Martins e Luis Palma, e audição dos três concorrentes, caberá ao júri de premiação decidir sobre o vencedor do prémio BES Photo08 no próximo dia 8 de Abril.
A exposição BES Photo 2008 será inaugurada, no Museu Colecção Berardo, no próximo dia 23 de Março, às 22h, e estará patente ao público até ao dia 17 de Maio.
Os três artistas a concurso para o BES photo08 foram previamente nomeados pelo júri de Selecção composto por Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor, Miguel von Hafe Pérez, curador e crítico de arte, e Nuno Crespo, crítico de arte, que foram escolhidos por unanimidade pelas seguintes exposições:
- André Gomes pela exposição “Macha”, no Teatro Municipal de Almada (5 a 27 de Maio de 2007) e no Centro de Artes Visuais, Coimbra (3 de Novembro de 2007).
- Edgar Martins pela exposição “Topologies”, no Centro de Artes Visuais, Coimbra (3 de Novembro – 28 de Fevereiro de 2007);
- Luís Palma pela exposição “Territorialidade”, Galeria Presença, Porto (7 de Janeiro a 27 de Fevereiro 2008).
Na opinião deste Júri de Selecção, a nomeação de André Gomes, resultou “da consistência de um longo percurso no qual a qualidade narrativa, a relação com a literatura e a teatralidade, bem como um raro sentido de relação com a transcendência conferem uma marcante originalidade ao conjunto da obra”. Em termos expositivos, o júri mencionou a exposição “Macha”, tal como foi apresentada no Centro de Artes Visuais de Coimbra, como um momento particularmente significativo no contexto da fotografia em Portugal e da sua trajectória em particular.
Sobre Edgar Martins, o júri realça “o rigor da sua obra e o entendimento da fotografia como um meio artístico complexo que o artista tem vinculado a uma compreensão da paisagem nas suas mais diversas acepções”. O júri salientou a importância das publicações recentes de Edgar Martins, bem como o trabalho apresentado no Centro de Artes Visuais em Coimbra.
Sobre Luís Palma o júri aponta “a solidez do seu entendimento da relação entre fotografia e arquitectura, bem como a forma como a paisagem urbana tem vindo a encontrar no seu trabalho um mapeamento exemplar. O carácter de simbiose entre a memória da “nova objectividade” alemã e o carácter profundamente sensível das suas imagens de contextos urbanos confere ao seu trabalho uma dimensão única”. O júri referiu a exposição “Territorialidade”, na Galeria Presença do Porto, como momento onde as qualidades do trabalho deste autor anteriormente referidas ficaram plenamente demonstradas.”
Cada um destes artistas recebe uma bolsa de produção para a realização da exposição BES photo que terá lugar em Março de 2009, no Museu Colecção Berardo. O Júri de Premiação, de composição internacional, seleccionará então o vencedor da 5ª edição daquele que já se afirmou como o principal prémio de arte contemporânea em Portugal com um valor pecuniário de 25.000 euros.
SOBRE O BES PHOTO
A partir desta 5ª edição do BES photo, o Júri de Selecção passa a ser constituído por 3 membros fixos, nomeados por um período de 2 anos, o qual selecciona 3 artistas para cada edição do BES photo.
O BES photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo, visa premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal, que tenham apresentado trabalhos no âmbito fotográfico, num determinado período.
Esta iniciativa desenvolve-se com a realização de uma exposição conjunta de artistas previamente seleccionados pelo Júri de Selecção e culmina com a atribuição do Prémio BES photo ao artista vencedor, escolhido pelo Júri de Premiação. Helena Almeida foi a vencedora da 1ª edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks em 2006 e Miguel Soares em 2007.
Ao promover iniciativas que contribuem para a mais ampla divulgação da excelência da arte suportada por fotografia, o BES pretende ser um agente activo no desenvolvimento das artes plásticas em Portugal. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso assumido pelo Banco em promover a cultura portuguesa, um compromisso antigo no Grupo BES mas que pretende ser permanentemente renovado, estimulado e alinhado com o posicionamento da marca: moderna, em evolução, abrangente e com projecção junto dos diferentes segmentos da sociedade.
BIOGRAFIAS DO JÚRI
>> clique aqui
CONTACTOS
Museu Colecção Berardo
Namalimba Coelho - Assessoria de Imprensa
Telefone: 213 612 637 | Fax: 213 612 570
Email: namalimba.coelho@museuberardo.pt
Banco Espírito Santo
Paulo Padrão – Direcção de Comunicação
Telefone: 213 501 713 | Fax: 213 501 184
Email: padrao@bes.pt