"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CLÁSSICOS DE OEIRAS

Prosseguem no fim-de-semana com mais dois concertos, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. No sábado, dia 7, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras apresenta o "Concerto de Primavera”, às 18H00. No dia 8, domingo, às 11H00, no âmbito da 23ª temporada de Música em Diálogo, tem lugar um espectáculo do Trio Vasco Barbosa. A entrada nos espectáculos é livre, limitada aos lugares disponíveis.

 
MÚSICA CLÁSSICA NO FIM-DE-SEMANA

Os Clássicos de Oeiras prosseguem no próximo fim-de-semana com mais dois concertos, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. No sábado, dia 7, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras apresenta o "Concerto de Primavera”, às 18H00. No dia 8, domingo, às 11H00, no âmbito da 23ª temporada de Música em Diálogo, tem lugar um espectáculo do Trio Vasco Barbosa. A entrada nos espectáculos é livre, limitada aos lugares disponíveis.

O "Concerto de Primavera”, pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, conta com a presença em palco de dois convidados especiais: o pianista Michael Rische e o maestro Myron Michailidis. Serão tocadas obras de Y. Constantinidis (Suite Dodecanesienne Nº 1), C. Ph. E. Bach (Concerto para piano e orquestra em Ré menor) e L. V. Beethoven (Sinfonia N.º 2 em Ré Maior Op. 36).

As gravações de Michael Rische trouxeram-lhe uma reputação internacional e as suas interpretações de Bach, Beethoven, Debussy e Ravel têm sido consideradas de uma enorme qualidade: “Só tenho a louvar a sua interpretação de Beethoven. De Rische, tanto como foi de Schnabel, a sonata tem um desempenho poderoso e bem organizado, que não diminui, em nada, as qualidades ou excentricidades da mesma. É um excelente instrumentista…” Fanfare.

O Maestro Myron Michailidis tem conduzido importantes orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Berlim, a Orquestra da Ópera do Leste da Saxónia, Magdeburg Philharmonic, Nova Filarmónica Brandeburgo, Orquestra Niederschlesien (Polónia e República Checa), bem como todas as grandes orquestras gregas.

O Trio Vasco Barbosa é constituído pela cantora Joana Levy, pelo violinista Vasco Barbosa, e o pianista José Brandão, que criam no palco uma variedade tímbrica contrastante. Concedem-nos uma belíssima sonata de Mozart (no melhor do seu encantador “estilo galante”) para, depois, nos brindarem com aquele concerto de violino que o autor, Alexandre Glazunov, gostava de tocar, ele próprio em público, acompanhando-se ao piano.

O Trio Vasco Barbosa reúne, no final, os seus três intérpretes em música de Haendel. Mas, antes, cantora e pianista, em dueto, revelam-nos duas das mais belas canções de Croner de Vasconcelos, sobre poemas de Camões, peças vocais que abrangem obras pouco ouvidas de William Walton e Madeleine Dring, uma deliciosa canção popular harmonizada por Paulo Maria Rodrigues, e, ainda, um dos maiores sucessos de George Gershwin –“Summertime” da ópera “Porgy and Bess”.

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,486,269