Notícias
CLÁSSICOS DE OEIRAS
Prosseguem no fim-de-semana com mais dois concertos, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. No sábado, dia 7, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras apresenta o "Concerto de Primavera”, às 18H00. No dia 8, domingo, às 11H00, no âmbito da 23ª temporada de Música em Diálogo, tem lugar um espectáculo do Trio Vasco Barbosa. A entrada nos espectáculos é livre, limitada aos lugares disponíveis.
MÚSICA CLÁSSICA NO FIM-DE-SEMANA
Os Clássicos de Oeiras prosseguem no próximo fim-de-semana com mais dois concertos, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. No sábado, dia 7, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras apresenta o "Concerto de Primavera”, às 18H00. No dia 8, domingo, às 11H00, no âmbito da 23ª temporada de Música em Diálogo, tem lugar um espectáculo do Trio Vasco Barbosa. A entrada nos espectáculos é livre, limitada aos lugares disponíveis.
O "Concerto de Primavera”, pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, conta com a presença em palco de dois convidados especiais: o pianista Michael Rische e o maestro Myron Michailidis. Serão tocadas obras de Y. Constantinidis (Suite Dodecanesienne Nº 1), C. Ph. E. Bach (Concerto para piano e orquestra em Ré menor) e L. V. Beethoven (Sinfonia N.º 2 em Ré Maior Op. 36).
As gravações de Michael Rische trouxeram-lhe uma reputação internacional e as suas interpretações de Bach, Beethoven, Debussy e Ravel têm sido consideradas de uma enorme qualidade: “Só tenho a louvar a sua interpretação de Beethoven. De Rische, tanto como foi de Schnabel, a sonata tem um desempenho poderoso e bem organizado, que não diminui, em nada, as qualidades ou excentricidades da mesma. É um excelente instrumentista…” Fanfare.
O Maestro Myron Michailidis tem conduzido importantes orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Berlim, a Orquestra da Ópera do Leste da Saxónia, Magdeburg Philharmonic, Nova Filarmónica Brandeburgo, Orquestra Niederschlesien (Polónia e República Checa), bem como todas as grandes orquestras gregas.
O Trio Vasco Barbosa é constituído pela cantora Joana Levy, pelo violinista Vasco Barbosa, e o pianista José Brandão, que criam no palco uma variedade tímbrica contrastante. Concedem-nos uma belíssima sonata de Mozart (no melhor do seu encantador “estilo galante”) para, depois, nos brindarem com aquele concerto de violino que o autor, Alexandre Glazunov, gostava de tocar, ele próprio em público, acompanhando-se ao piano.
O Trio Vasco Barbosa reúne, no final, os seus três intérpretes em música de Haendel. Mas, antes, cantora e pianista, em dueto, revelam-nos duas das mais belas canções de Croner de Vasconcelos, sobre poemas de Camões, peças vocais que abrangem obras pouco ouvidas de William Walton e Madeleine Dring, uma deliciosa canção popular harmonizada por Paulo Maria Rodrigues, e, ainda, um dos maiores sucessos de George Gershwin –“Summertime” da ópera “Porgy and Bess”.