"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIO SECIL ARQUITECTURA 2008

Atribuído pelo Júri ao Edifício Administrativo e Show-Room “Móveis Viriato”, em Rebordosa (Paredes), da autoria do Arquitecto Nuno Brandão Costa. O galardão generalizadamente reconhecido como o Prémio de referência da Arquitectura portuguesa distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura aplicada no biénio a que respeita.

 

Arquitecto Nuno Brandão Costa galardoado

Prémio Secil Arquitectura 2008 atribuído
ao Edifício Administrativo e Show-Room
"Móveis Viriato"

A Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e a Ordem dos Arquitectos anunciam que o Prémio Secil de Arquitectura 2008 foi atribuído pelo Júri ao Edifício Administrativo e Show-Room “Móveis Viriato”, em Rebordosa (Paredes), da autoria do Arquitecto Nuno Brandão Costa. O galardão generalizadamente reconhecido como o Prémio de referência da Arquitectura portuguesa distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura aplicada no biénio a que respeita.

O Prémio Secil de Arquitectura, existente desde 1992, premeia obras de autores portugueses e visa promover o reconhecimento público de autores de obras que, incorporando o material primordial da actividade da SECIL – o cimento – constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa.

O Júri do Prémio Secil Arquitectura 2008, considerando estar perante um conjunto de 12 obras de arquitectura de qualidade exemplar, destacou o Edifício Viriato, na Rebordosa, da autoria do arquitecto Nuno Brandão Costa.

 

Com esta escolha o Júri pretende fazer sobressair dois aspectos importantes para a prática profissional contemporânea: a disciplinar, cumprida pelo rigor construtivo e de desenho da obra em causa; a social e pública, por abordar um programa comercial nem sempre entregue a arquitectos. O Júri gostaria ainda de salientar o facto de, inserindo-se numa paisagem industrial e menos qualificada, o edifício premiado demonstrar a capacidade da arquitectura transformar a envolvente, um dos seus princípios fundadores.

Como nota final, o Júri congratula-se por se tratar de uma encomenda privada reforçando assim a função pública deste tipo de iniciativas e a sua responsabilidade social nas transformações paisagísticas recentes.

O autor da obra, Nuno Brandão Costa nasceu em 17 de Fevereiro de 1970, no Porto. Ingressou no Curso de Arquitectura no ano lectivo de 1988/89, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) tendo concluído em Julho de 1994.

Realizou um estágio curricular no âmbito da licenciatura, entre 1992 e 1993, como colaborador no gabinete  “Herzog & de Meuron, archiktekten”, em Basileia na Suiça.

Recebeu, entre outros prémios, o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso / SIC – 12 anos”, em Novembro de 2004 e foi Finalista Prémios Jornal Construir 2007, em Junho de 2008.

Entre os vários trabalhos como autor distinguem-se os projectos para a Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Caminha, Reitoria da Universidade do Porto, Câmara Municipal de Vendas Novas, vários edifícios de habitação colectiva e unifamiliar. Destacam-se também vários projectos de recuperação.

Prémios Secil Universidades

O Prémio Secil Universidades tem como objectivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitectura e Engenharia Civil portuguesas.

O Júri dos Prémios Secil Universidades deliberou premiar os seguintes autores e projectos:

Concurso de Arquitectura

Tiago Frazão
FAUTL [Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa]
Museu da Cidade. Núcleo Século XX-XXI

Cláudia Freitas e Marta Oliveira
FAUP [Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto]
Um outro olhar sobre a Cidade

Pedro Filipe Bernardo Dias
EUAC [Escola Universitária das Artes de Coimbra]
fouR…Piódão2002.2022. recuperar, reconstruir, reciclar, reocupar

José Valente Alves
ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa]
Casa de Hospedaria para Agro-Turismo

Guilherme Filipe da Silva Rosa
ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa]
Azinheira Velha, um paradigma

Concurso de Engenharia Civil

Edgar Manuel Pereira Alves Ribeiro
FEUP [ Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto]
Ponte da Ribeira - Projecto de uma ponte pedonal entre o Porto e Gaia

Joaquim Gil Carvalho Cardoso
IST [ Instituto Superior Técnico]
Reforço Sísmico de Alvenaria Tradicional com faixas de GFRP e Ancoragens. Ensaios de Aderência e Modelo de Cálculo

Pedro Manuel Martins Nave / Ricardo Miguel de Matos Camarinha
IST [Instituto Superior Técnico]
Estudo Prévio de um Edifício Alto

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,293,729