Notícias
PRÉMIO SECIL ARQUITECTURA 2008
Atribuído pelo Júri ao Edifício Administrativo e Show-Room “Móveis Viriato”, em Rebordosa (Paredes), da autoria do Arquitecto Nuno Brandão Costa. O galardão generalizadamente reconhecido como o Prémio de referência da Arquitectura portuguesa distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura aplicada no biénio a que respeita.
Arquitecto Nuno Brandão Costa galardoado Prémio Secil Arquitectura 2008 atribuído
ao Edifício Administrativo e Show-Room
"Móveis Viriato"
A Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e a Ordem dos Arquitectos anunciam que o Prémio Secil de Arquitectura 2008 foi atribuído pelo Júri ao Edifício Administrativo e Show-Room “Móveis Viriato”, em Rebordosa (Paredes), da autoria do Arquitecto Nuno Brandão Costa. O galardão generalizadamente reconhecido como o Prémio de referência da Arquitectura portuguesa distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura aplicada no biénio a que respeita.
O Prémio Secil de Arquitectura, existente desde 1992, premeia obras de autores portugueses e visa promover o reconhecimento público de autores de obras que, incorporando o material primordial da actividade da SECIL – o cimento – constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa.
O Júri do Prémio Secil Arquitectura 2008, considerando estar perante um conjunto de 12 obras de arquitectura de qualidade exemplar, destacou o Edifício Viriato, na Rebordosa, da autoria do arquitecto Nuno Brandão Costa.
Com esta escolha o Júri pretende fazer sobressair dois aspectos importantes para a prática profissional contemporânea: a disciplinar, cumprida pelo rigor construtivo e de desenho da obra em causa; a social e pública, por abordar um programa comercial nem sempre entregue a arquitectos. O Júri gostaria ainda de salientar o facto de, inserindo-se numa paisagem industrial e menos qualificada, o edifício premiado demonstrar a capacidade da arquitectura transformar a envolvente, um dos seus princípios fundadores.
Como nota final, o Júri congratula-se por se tratar de uma encomenda privada reforçando assim a função pública deste tipo de iniciativas e a sua responsabilidade social nas transformações paisagísticas recentes.
O autor da obra, Nuno Brandão Costa nasceu em 17 de Fevereiro de 1970, no Porto. Ingressou no Curso de Arquitectura no ano lectivo de 1988/89, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) tendo concluído em Julho de 1994.
Realizou um estágio curricular no âmbito da licenciatura, entre 1992 e 1993, como colaborador no gabinete “Herzog & de Meuron, archiktekten”, em Basileia na Suiça.
Recebeu, entre outros prémios, o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso / SIC – 12 anos”, em Novembro de 2004 e foi Finalista Prémios Jornal Construir 2007, em Junho de 2008.
Entre os vários trabalhos como autor distinguem-se os projectos para a Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Caminha, Reitoria da Universidade do Porto, Câmara Municipal de Vendas Novas, vários edifícios de habitação colectiva e unifamiliar. Destacam-se também vários projectos de recuperação.
Prémios Secil Universidades
O Prémio Secil Universidades tem como objectivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitectura e Engenharia Civil portuguesas.
O Júri dos Prémios Secil Universidades deliberou premiar os seguintes autores e projectos:
Concurso de Arquitectura
Tiago Frazão
FAUTL [Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa]
Museu da Cidade. Núcleo Século XX-XXI
Cláudia Freitas e Marta Oliveira
FAUP [Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto]
Um outro olhar sobre a Cidade
Pedro Filipe Bernardo Dias
EUAC [Escola Universitária das Artes de Coimbra]
fouR…Piódão2002.2022. recuperar, reconstruir, reciclar, reocupar
José Valente Alves
ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa]
Casa de Hospedaria para Agro-Turismo
Guilherme Filipe da Silva Rosa
ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa]
Azinheira Velha, um paradigma
Concurso de Engenharia Civil
Edgar Manuel Pereira Alves Ribeiro
FEUP [ Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto]
Ponte da Ribeira - Projecto de uma ponte pedonal entre o Porto e Gaia
Joaquim Gil Carvalho Cardoso
IST [ Instituto Superior Técnico]
Reforço Sísmico de Alvenaria Tradicional com faixas de GFRP e Ancoragens. Ensaios de Aderência e Modelo de Cálculo
Pedro Manuel Martins Nave / Ricardo Miguel de Matos Camarinha
IST [Instituto Superior Técnico]
Estudo Prévio de um Edifício Alto