Notícias
BAILES DE CARNAVAL NO COLISEU MICAELENSE
Está tudo a postos para quatro noites de grande animação no Coliseu Micaelense, a sala de espectáculos emblemática do Carnaval de Ponta Delgada que, este ano, estima a presença de cerca de 10 mil pessoas nos quatro bailes que vão realizar-se de sexta-feira a segunda-feira de Entrudo.
Está tudo a postos para quatro noites de grande animação no Coliseu Micaelense, a sala de espectáculos emblemática do Carnaval de Ponta Delgada que, este ano, estima a presença de cerca de 10 mil pessoas nos quatro bailes que vão realizar-se de sexta-feira a segunda-feira de Entrudo.
As perspectivas para os grandes bailes de Carnaval do Coliseu foram adiantadas esta tarde por Berta Cabral, a Presidente da Sociedade Coliseu Micaelense S.A., na sequência da assinatura do protocolo de cooperação com o Banif, a instituição bancária que, desde a reabertura do Coliseu Micaelense a 30 de Janeiro de 2005, é mecenas da maior casa de espectáculos dos Açores.
Berta Cabral explicou que serão quatro bailes consecutivos de características diferenciadas: “Na sexta e na segunda-feira, os ‘Bailes de Gala’ de abertura e de encerramento cumprem uma tradição praticamente ininterrupta de quase 90 anos. Para a noite de sábado acrescentámos há dois anos o ‘Baile de Fantasias’ e para a tarde de domingo experimentámos no ano passado o ‘Baile Infantil’”, corroborou.
A Presidente da Coliseu S.A. não tem dúvidas que a realização destes bailes, que são cartaz do Coliseu desde os anos 20 do século passado, “são apostas ganhas, a avaliar pelo movimento de bilheteira, que já esgotou todos os lugares sentados para os bailes de Sexta e Segunda e que regista uma procura crescente para os bailes de sábado e domingo”.
Além das características do ambiente próprio do Carnaval do Coliseu, os bailes deste ano apresentam motivos acrescidos de interesse, mercê de uma permuta estabelecida com a SATA Internacional. Há 4 viagens a Londres para as melhores fantasias feminina e masculina no Baile de Sábado e 2 viagens a Lisboa, com visita ao Jardim Zoológico, para o melhor traje infantil no Baile de Domingo. Ao mesmo tempo, mantém-se a oferta de 4 viagens a Lisboa como prémio dos concursos de decoração das cestas tradicionais que decorrerão na abertura dos quatro bailes”.
Quanto à animação musical esta será feita pela “Banda.Com”, alternadamente, no Baile de Sexta, com a “Orquestra Ligeira de Ponta Delgada” e, nos Bailes de Sábado e Segunda, com a “Orquestra Royal de Lisboa” – uma formação própria para baile extraída da prestigiada “Orquestra Ligeira do Exército”.
Este ano e paralelamente à animação carnavalesca da pista de dança, o Carnaval do Coliseu vai ainda oferecer dois espaços simultâneos de ambiente alternativo, com os Duo Clayton & Marina e Atlantis, no café-concerto do Foyer e com o ritmo de discoteca no Bar Coliseum.
Quanto ao ambiente, ou melhor, ao decor da sala de espectáculos para o Carnaval, apresentado esta quinta-feira, em ante-estreia, à Comunicação Social, a envolvência da pista do Coliseu tem a concepção e execução do Director Técnico Toni Vieira e é inspirada em motivos tropicais de outras paragens, onde o Entrudo é festejado de maneira quente e especial.
O Carnaval do Coliseu é, como se sabe, o próximo ponto alto da programação da casa de espectáculos Berta Cabral explica que o protocolo assinado esta quinta-feira com o Banif é o mais importante, mas, também, primeiro de vários protocolos estabelecer com diversos parceiros empresariais que, conjuntamente com as receitas de bilheteira e de aluguer da sala sustentam a actividade do Coliseu Micaelense, ao longo do ano.
A responsável revelou que, brevemente, serão avançados os próximos espectáculos incluídos na programação anual do Coliseu, mas, assumiu que embora a casa de espectáculos se mantenha determinada na qualidade dos seus eventos, trabalhará “com a consciência de que se impõe de adequar a oferta cultural à actual conjuntura económica”.
Desde a sua reabertura a 30 de Janeiro de 2005 até hoje, o Coliseu Micaelense Micaelense promoveu cerca de 500 eventos que envolveram a participação estimada de 360.000 pessoas. Uma média de 125 eventos por ano e de 700 pessoas por evento.
Foram eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, de música, dança, teatro, circo, feiras, congressos, banquetes e bailes, que potenciaram a singular versatilidade das instalações daquele equipamento cultural de Ponta Delgada.