Notícias
PONTA DELGADA APOSTA NA DESCENTRALIZAÇÃO CULTURAL
A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou uma “descentralização ainda maior” da política cultural do maior município açoriano.
A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou uma “descentralização ainda maior” da política cultural do maior município açoriano. Falando na cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação e dinamização cultural com a Orquestra de Câmara e a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, Berta Cabral explicou que a sua autarquia vai “não apenas prosseguir mas até intensificar” a realização descentralizada das actividades culturais de iniciativa municipal pelas diferentes freguesias do concelho.
Os protocolos agora celebrados com a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada e com a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada asseguram um mínimo de 15 concertos a realizar em meios urbanos e rurais ao longo do corrente ano de 2009, correspondendo a um investimento municipal de cerca de 50 mil euros.
Em declarações à comunicação social no final da cerimónia realizada no edifício dos Paços do Concelho, Berta Cabral explicou que este apoio anualmente disponibilizado pela Câmara Municipal é que tem permitido assegurar a existência de duas orquestras de características distintas no concelho de Ponta Delgada.
A Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, dirigida pelo maestro Grigori Spektor, foi criada em 2004 e é constituída por cerca de uma dezena de músicos profissionais, que exercem funções docentes no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
A Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, fundada em 2001 sob a direcção do maestro José Manuel Matos, envolve a participação de duas dezenas de músicos amadores oriundos de diferentes filarmónicas e escolas de música do concelho.
Os protocolos de cooperação e dinamização agora renovados com as duas orquestras inserem-se no âmbito da política cultural desenvolvida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, quer através de eventos de iniciativa própria, quer apoiando a actividade promovida pelas mais variadas entidades locais.