"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CÂMARA CLARA APRESENTA NOVA IMAGEM

O programa Câmara Clara, talk-show cultural da RTP2, emitido aos domingos pelas 22h30, regressa à grelha de 2009 com uma nova imagem.

O programa Câmara Clara, talk-show cultural da RTP2, emitido aos domingos pelas 22h30, regressa à grelha de 2009 com uma nova imagem. Concebida pela MOLA ativism em colaboração com Paula Moura Pinheiro, editora e pivot do programa, esta identidade foi para o ar já no passado dia 1 de Fevereiro.

O processo de rebranding e restyling nasce com o objectivo de focar e aproximar o programa de uma audiência em clara expansão e significante transversalidade. Com esta aproximação afirma-se ainda o lado mais utilitário do programa, eliminando a aura de elitismo que poderia envolvê-lo. Com o objectivo de ultrapassar a distância entre o programa e um público cada vez mais diversificado, o Câmara Clara assume uma identidade ainda mais clara. O prisma cromático do novo logótipo espelha a diversidade das matérias que o Câmara Clara trabalha.

Na internet, o Câmara Clara foi também repensado. Agora, em www.rtp.pt/camaraclara poderá encontrar-se, além do arquivo de todos os programas passados e da sinopse da emissão seguinte, sugestões diárias sobre os melhores acontecimentos culturais da semana, de acordo com o exigente critério dos consultores especializados do Câmara Clara.

Nas palavras de Paula Moura Pinheiro, “esta mudança acontece em todas as frentes: cenário, genérico, grafismo, site, a forma de comunicar com quem quer falar connosco. No Câmara Clara sabemos bem que o que parece também… é.” A subdirectora da RTP2 acrescenta ainda que o processo de colaboração com ativism “não podia ter sido melhor. A ativism revelou-se um companheiro natural do Câmara Clara, criando sobre o que já existia e tornando-o ainda melhor. O resultado desta parceria nasce do trabalho conjunto de duas equipas interessadas no bom e no belo.”

De acordo com Rui Morais, director criativo da MOLA ativism, “a Luz foi o ponto de partida para a criação da nova imagem do Câmara Clara. A nova marca não só representa o espaço do Câmara Clara, mas também todas as nuances e cores que existem no espectro de Luz, que é o mesmo que dizer todas as nuances e cores que existem no espectro das Ideias. Mais do que nunca, o Câmara Clara é um espaço aberto onde se dá lugar às Ideias.”

A nova imagem do Câmara Clara contou com a colaboração de várias unidades de negócio ativism. Tiago Canas Mendes, director de planeamento estratégico ativism, conta que “este é mais um exemplo das soluções que podemos apresentar de forma completamente integrada. O novo Câmara Clara representou um desafio conjunto para uma equipa completamente multidisciplinar, que inclui o rebranding e restyling da MOLA ativism, passando pelo site desenvolvido pela OUTBOX ativism, à publicidade e produção com a LOWE Lisboa e POWER HOUSE ativism e às relações públicas, com a PURE ativism”.

O novo espaço e imagem contam também com uma nova sonoplastia, da responsabilidade do sound designer Ari de Carvalho, que partiu do seu primeiro tema para o Câmara Clara para criar uma nova peça musical. O novo cenário, que nasce a partir da imagem criada pela MOLA ativism, foi produzido pela cenógrafa Isabel Rodrigues. Ari de Carvalho e Isabel Rodrigues são funcionários seniores da RTP.

Sobre o Câmara Clara
Em emissão desde Maio de 2006, o Câmara Clara já mostrou o trabalho e conversou com centenas de criadores e de bons fruidores de boas invenções: escritores, músicos, arquitectos, pintores, poetas, designers, cineastas, actores, mas também historiadores, cientistas, embaixadores, editores, médicos e coleccionadores. Do pop ao rock, do jazz à música erudita, da Antiguidade Clássica à mais recente produção da arte contemporânea, o Câmara Clara cultiva uma insaciável curiosidade que tenta acalmar todas as semanas. Paula Moura Pinheiro, responsável pelo programa, define-o como “o gozo de partilhar. Trocadas, as invenções florescem. Além disso, ideias e artes, livros e edifícios, filmes e exposições, conferências e espectáculos, autores e intérpretes faz tudo parte do mesmo ‘pó das estrelas’ em que vagamos. Só temos de nos encontrar. E um encontro não é uma coisa. É um processo. É nesse processo que se inscreve o Câmara Clara.”

Paula Moura Pinheiro
Paula Moura Pinheiro é jornalista. Na imprensa, trabalhou como repórter, entrevistadora e cronista; na televisão e na rádio, como autora, editora e apresentadora de programas. Expresso, Marie Claire, Independente, Grande Reportagem, Rádio Comercial e Rádio Europa Lisboa, SIC, RTP1 e RTP2 são alguns dos órgãos por onde passou.
Responsável pelo "Guia de Leitura 2003" do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, fez comunidades de leitores um pouco por todo o país; como membro das A4, realizou, durante anos com a Fundação Calouste Gulbenkian, "Os Clássicos". Fez o programa cultural da Feira do Livro de Lisboa em 2004 e em 2005 publicou "Portugal no Futuro da Europa", um livro sobre a primeira versão do Tratado Constitucional Europeu. Actualmente subdirectora da RTP2 é autora, editora e pivot do programa "Câmara Clara".
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.


ativism
ativism é um sistema integrado de agências, composto por nove unidades de negócio: DESAFIO GLOBAL (eventos corporativos), ACTION 4 (brand entertainment), POWER HOUSE (Produção 2 e 3D), MOLA (design), OUTBOX (ambientes digitais), PURE (relações públicas), INCYTE (shopper Marketing), UMANISM (teambranding) e LOWE Lisboa (Publicidade). Considerada a 27ª melhor empresa para trabalhar, no âmbito do estudo Great Place to Work 2008, ativism tem actualmente 225 colaboradores. 

MOLA ativism
A MOLA é a agência do sistema ativism, especialista em Brand Design, que cria e desenvolve projectos nas áreas de Print e Interactive Design, Packaging, Sinalética, Design de Ambientes, de Produto e Equipamento. Considerada, pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Design do Ano, no 10º Festival Clube de Criativos de Portugal (CCP), onde arrecadou mais 13 troféus. Em 2008, a MOLA ativism foi também distinguida internacionalmente nos red dot awards, os prémios alemães que se encontram entre os maiores e mais prestigiados na área do design. A agência conquistou seis troféus nos “red dot award: communication design” e foi distinguida com um “red dot award: design concept”. A fechar o ano, a MOLA ativism foi considerada Atelier do Ano, ex-aequo, no Prémio Design Briefing, cerimónia na qual arrecadou mais três prémios e uma menção honrosa.

OUTBOX ativism
A OUTBOX é a agência do sistema ativism que agrega todas as componentes de inovação tecnológica Web, mobile, vídeo e interactivo. Composta por uma equipa com grande experiência ao nível do desenho e gestão de projecto, design de multimédia/interface, programação/integração tecnológica multiplataforma e marketing one-to-one, a OUTBOX oferece ao mercado empresarial um portfolio completo de serviços de topo, aliando o mais eficaz design com a melhor ferramenta de negócio.

POWER HOUSE ativism
A POWER HOUSE é uma agência do sistema ativism vocacionada para a área de produção a duas e três dimensões. A sua existência no sistema permite incorporar na oferta ativism maior flexibilidade, rapidez e economia, além de um controlo contínuo da qualidade do processo, dada a proximidade física existente entre as áreas criativa, comercial e de produção.

PURE ativism
A PURE é a agência do sistema ativism especialista em Relações Públicas, orientada para a activação da imagem e reputação empresariais, de modo a reforçar o posicionamento e papel social de cada marca. Com clientes como a IKEA, Associação Industrial Portuguesa, Direct Group, Valentim de Carvalho Filmes, Ambity e MySpace, a PURE conquistou, em Maio último, o prémio “Nova Agência” dos Prémios Meios & Publicidade 2007.

LOWE Lisboa
A LOWE Lisboa é actualmente a maior agência de publicidade de capital 100% português. Adquirida no final de 2004, através de uma operação de MBO, a agência garantiu ainda assim a ligação à LOWE Internacional. Após uma parceria iniciada em Maio deste ano, ativism decidiu pela integração da LOWE Lisboa no seu universo de empresas.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,293,329