"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CÂMARA CLARA APRESENTA NOVA IMAGEM

O programa Câmara Clara, talk-show cultural da RTP2, emitido aos domingos pelas 22h30, regressa à grelha de 2009 com uma nova imagem.

O programa Câmara Clara, talk-show cultural da RTP2, emitido aos domingos pelas 22h30, regressa à grelha de 2009 com uma nova imagem. Concebida pela MOLA ativism em colaboração com Paula Moura Pinheiro, editora e pivot do programa, esta identidade foi para o ar já no passado dia 1 de Fevereiro.

O processo de rebranding e restyling nasce com o objectivo de focar e aproximar o programa de uma audiência em clara expansão e significante transversalidade. Com esta aproximação afirma-se ainda o lado mais utilitário do programa, eliminando a aura de elitismo que poderia envolvê-lo. Com o objectivo de ultrapassar a distância entre o programa e um público cada vez mais diversificado, o Câmara Clara assume uma identidade ainda mais clara. O prisma cromático do novo logótipo espelha a diversidade das matérias que o Câmara Clara trabalha.

Na internet, o Câmara Clara foi também repensado. Agora, em www.rtp.pt/camaraclara poderá encontrar-se, além do arquivo de todos os programas passados e da sinopse da emissão seguinte, sugestões diárias sobre os melhores acontecimentos culturais da semana, de acordo com o exigente critério dos consultores especializados do Câmara Clara.

Nas palavras de Paula Moura Pinheiro, “esta mudança acontece em todas as frentes: cenário, genérico, grafismo, site, a forma de comunicar com quem quer falar connosco. No Câmara Clara sabemos bem que o que parece também… é.” A subdirectora da RTP2 acrescenta ainda que o processo de colaboração com ativism “não podia ter sido melhor. A ativism revelou-se um companheiro natural do Câmara Clara, criando sobre o que já existia e tornando-o ainda melhor. O resultado desta parceria nasce do trabalho conjunto de duas equipas interessadas no bom e no belo.”

De acordo com Rui Morais, director criativo da MOLA ativism, “a Luz foi o ponto de partida para a criação da nova imagem do Câmara Clara. A nova marca não só representa o espaço do Câmara Clara, mas também todas as nuances e cores que existem no espectro de Luz, que é o mesmo que dizer todas as nuances e cores que existem no espectro das Ideias. Mais do que nunca, o Câmara Clara é um espaço aberto onde se dá lugar às Ideias.”

A nova imagem do Câmara Clara contou com a colaboração de várias unidades de negócio ativism. Tiago Canas Mendes, director de planeamento estratégico ativism, conta que “este é mais um exemplo das soluções que podemos apresentar de forma completamente integrada. O novo Câmara Clara representou um desafio conjunto para uma equipa completamente multidisciplinar, que inclui o rebranding e restyling da MOLA ativism, passando pelo site desenvolvido pela OUTBOX ativism, à publicidade e produção com a LOWE Lisboa e POWER HOUSE ativism e às relações públicas, com a PURE ativism”.

O novo espaço e imagem contam também com uma nova sonoplastia, da responsabilidade do sound designer Ari de Carvalho, que partiu do seu primeiro tema para o Câmara Clara para criar uma nova peça musical. O novo cenário, que nasce a partir da imagem criada pela MOLA ativism, foi produzido pela cenógrafa Isabel Rodrigues. Ari de Carvalho e Isabel Rodrigues são funcionários seniores da RTP.

Sobre o Câmara Clara
Em emissão desde Maio de 2006, o Câmara Clara já mostrou o trabalho e conversou com centenas de criadores e de bons fruidores de boas invenções: escritores, músicos, arquitectos, pintores, poetas, designers, cineastas, actores, mas também historiadores, cientistas, embaixadores, editores, médicos e coleccionadores. Do pop ao rock, do jazz à música erudita, da Antiguidade Clássica à mais recente produção da arte contemporânea, o Câmara Clara cultiva uma insaciável curiosidade que tenta acalmar todas as semanas. Paula Moura Pinheiro, responsável pelo programa, define-o como “o gozo de partilhar. Trocadas, as invenções florescem. Além disso, ideias e artes, livros e edifícios, filmes e exposições, conferências e espectáculos, autores e intérpretes faz tudo parte do mesmo ‘pó das estrelas’ em que vagamos. Só temos de nos encontrar. E um encontro não é uma coisa. É um processo. É nesse processo que se inscreve o Câmara Clara.”

Paula Moura Pinheiro
Paula Moura Pinheiro é jornalista. Na imprensa, trabalhou como repórter, entrevistadora e cronista; na televisão e na rádio, como autora, editora e apresentadora de programas. Expresso, Marie Claire, Independente, Grande Reportagem, Rádio Comercial e Rádio Europa Lisboa, SIC, RTP1 e RTP2 são alguns dos órgãos por onde passou.
Responsável pelo "Guia de Leitura 2003" do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, fez comunidades de leitores um pouco por todo o país; como membro das A4, realizou, durante anos com a Fundação Calouste Gulbenkian, "Os Clássicos". Fez o programa cultural da Feira do Livro de Lisboa em 2004 e em 2005 publicou "Portugal no Futuro da Europa", um livro sobre a primeira versão do Tratado Constitucional Europeu. Actualmente subdirectora da RTP2 é autora, editora e pivot do programa "Câmara Clara".
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.


ativism
ativism é um sistema integrado de agências, composto por nove unidades de negócio: DESAFIO GLOBAL (eventos corporativos), ACTION 4 (brand entertainment), POWER HOUSE (Produção 2 e 3D), MOLA (design), OUTBOX (ambientes digitais), PURE (relações públicas), INCYTE (shopper Marketing), UMANISM (teambranding) e LOWE Lisboa (Publicidade). Considerada a 27ª melhor empresa para trabalhar, no âmbito do estudo Great Place to Work 2008, ativism tem actualmente 225 colaboradores. 

MOLA ativism
A MOLA é a agência do sistema ativism, especialista em Brand Design, que cria e desenvolve projectos nas áreas de Print e Interactive Design, Packaging, Sinalética, Design de Ambientes, de Produto e Equipamento. Considerada, pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Design do Ano, no 10º Festival Clube de Criativos de Portugal (CCP), onde arrecadou mais 13 troféus. Em 2008, a MOLA ativism foi também distinguida internacionalmente nos red dot awards, os prémios alemães que se encontram entre os maiores e mais prestigiados na área do design. A agência conquistou seis troféus nos “red dot award: communication design” e foi distinguida com um “red dot award: design concept”. A fechar o ano, a MOLA ativism foi considerada Atelier do Ano, ex-aequo, no Prémio Design Briefing, cerimónia na qual arrecadou mais três prémios e uma menção honrosa.

OUTBOX ativism
A OUTBOX é a agência do sistema ativism que agrega todas as componentes de inovação tecnológica Web, mobile, vídeo e interactivo. Composta por uma equipa com grande experiência ao nível do desenho e gestão de projecto, design de multimédia/interface, programação/integração tecnológica multiplataforma e marketing one-to-one, a OUTBOX oferece ao mercado empresarial um portfolio completo de serviços de topo, aliando o mais eficaz design com a melhor ferramenta de negócio.

POWER HOUSE ativism
A POWER HOUSE é uma agência do sistema ativism vocacionada para a área de produção a duas e três dimensões. A sua existência no sistema permite incorporar na oferta ativism maior flexibilidade, rapidez e economia, além de um controlo contínuo da qualidade do processo, dada a proximidade física existente entre as áreas criativa, comercial e de produção.

PURE ativism
A PURE é a agência do sistema ativism especialista em Relações Públicas, orientada para a activação da imagem e reputação empresariais, de modo a reforçar o posicionamento e papel social de cada marca. Com clientes como a IKEA, Associação Industrial Portuguesa, Direct Group, Valentim de Carvalho Filmes, Ambity e MySpace, a PURE conquistou, em Maio último, o prémio “Nova Agência” dos Prémios Meios & Publicidade 2007.

LOWE Lisboa
A LOWE Lisboa é actualmente a maior agência de publicidade de capital 100% português. Adquirida no final de 2004, através de uma operação de MBO, a agência garantiu ainda assim a ligação à LOWE Internacional. Após uma parceria iniciada em Maio deste ano, ativism decidiu pela integração da LOWE Lisboa no seu universo de empresas.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,486,603