Notícias
TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA
Os destaques do mês no Teatro Municipal da Guarda ... InBlues, Tanya Tagaq, Buika e Ena Pá 2000 em Fevereiro
Os destaques do mês no Teatro Municipal da Guarda
InBlues, Tanya Tagaq, Buika e Ena Pá 2000 em Fevereiro
Em Fevereiro regressa o InBlues – Festival de Blues da Guarda, que conta no cartaz com o one-man-band francês Benjamin Tehoval, no dia 5; com o projecto inglês Sons of the Delta, da dupla Mark Cole e Rick Edwards, no dia 20; com o projecto português Nobody’s Bizness que revisita clássicos dos Blues como Bessie Smith e Muddy Waters, no dia 26; e com o virtuoso inglês, especialista em harmónica, Honeyboy Hickling, um compositor, cantor e escritor de canções com uma respeitada carreira internacional no mundo dos Blues e que se faz acompanhar no TMG por Bob Wilson, Tony Baylis e Tony Stuart, no dia 27. Os concertos de Sons of The Delta e de Honeyboy Hickling são estreias e espectáculos únicos em Portugal.
Destaque ainda para o musical “A Carochinha apresenta: o concerto no ervilhal”, no dia 7 de Fevereiro, às 16h00 no Grande Auditório, e que o TMG apresenta no âmbito da iniciativa Famílias ao Teatro.
Ainda em Fevereiro, destaque para a Canadiana Tanya Tagaq, que actua no dia 13. A throat singer, defensora do canto tradicional dos esquimós, o Inuit Vocal Game, regressa à casa portuguesa onde se estreou, o TMG, para apresentar o último disco “Auk/Blood”.
No dia seguinte, a 14 de Fevereiro, uma outra voz feminina se faz ouvir no TMG. A espanhola Buika, artista revelação da Música do Mundo, apresenta “Niña de Fuego”, o último disco. Buika tem raízes guineenses e cresceu no seio de famílias ciganas. A sua voz quente mistura com toda a naturalidade o flamenco, o soul, o jazz e o hip-hop. Buika tem sido uma estrela em fulgurante ascensão. O seu último trabalho figura nas listas dos melhores álbums de 2008, e o seu último concerto em Portugal, no CCB, recebeu 5 estrelas da crítica do Jornal Público.
Ainda na música, a colectiva de músicos Spy Quintet apresenta o espectáculo “Space Ensemble”, no dia 19 de Fevereiro, no Café Concerto. O Space Ensemble apresenta-se numa formação em quinteto, copiando a estrutura trabalhada por John Zorn em “Spy Vs Spy” (Elektra,1989), de dois bateristas (Gustavo Costa e João Tiago Fernandes), um contrabaixista (Henrique Fernandes) e dois saxofonistas (João Martins e João Guimarães).
Fevereiro termina com aquela que quis ser “a pior banda de todos os tempos”, mas que fracassou: os Ena Pá 2000, liderados pelo carismático Lello Minsk, que actuam a 28 de Fevereiro.