Notícias
REABILITAÇÃO DA RIBEIRA DAS BERNARDAS
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a reabilitação da Ribeira das Bernardas – Troço 1 a Montante de Casal de Malta, que constitui a última acção do Programa POLIS na Marinha Grande.
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a reabilitação da Ribeira das Bernardas – Troço 1 a Montante de Casal de Malta, que constitui a última acção do Programa POLIS na Marinha Grande.
Os trabalhos tiveram início em Novembro de 2008 e terão a duração de oito meses. A obra foi adjudicada à empresa Construções Pragosa, SA, pelo valor de 1.226.739,71, acrescidos de IVA.
O projecto em execução abrange uma área de 49 427 m2 e pretende assegurar a compatibilização entre o novo traçado definido para o prolongamento da Avenida da Liberdade e a reabilitação para o uso público da área envolvente à Ribeira das Bernardas.
O espaço que está a ser intervencionado surge na continuidade de um troço da Ribeira das Bernardas que se encontra já integrado na estrutura verde do aglomerado urbano da Marinha Grande e que foi alvo de reabilitação no âmbito do POLIS, nomeadamente o troço da Ribeira situado em Casal de Malta.
A aposta passa por uma solução simples, onde uma rede de caminhos pedonais e cicláveis atravessa todo o espaço e o relaciona com as restantes áreas que lhe são contíguas.
Tendo esta área a particularidade de estabelecer a ligação entre a Zona Desportiva e a Ribeira das Bernardas optou-se por garantir, na zona de intervenção, o funcionamento de equipamentos complementares à função desportiva.
Será instalado um campo de jogos sintético. Para o grande relvado que complementa o espaço, está definida uma estrutura de drenagem interna e um tipo de relva que permite uma utilização desportiva intensa.
No que respeita à linha d’água, esta serpenteia pelo espaço, formando grandes espelhos de água que se interligam e que animam o espaço. A vegetação proposta vai permitir uma utilização deste espaço ao longo de todas as estações do ano.
Serão instaladas espécies arbóreas de linha d’água, que marcam e definem a galeria ripícola que aqui se reforça e de redefine, oferecendo boas condições às espécies que dela dependem ou que nela habitam.
Das espécies ripícolas a plantar, destaque para amieiros, freixos, choupos negros e ulmeiros, por serem espécies bem adaptadas às nossas condições. Ao nível do revestimento do solo foi projectada a instalação de amplos relvados, que possibilitem a sua utilização informal. Será reservada uma área onde serão plantadas herbáceas.
Para a área que se encontra mais afastada da linha d’água foi tida em consideração a proximidade existente entre este espaço e a Zona Desportiva. Está prevista a instalação de um campo relvado sintético de apoio aos campos de treino já existentes e a definição de um grande relvado, com dimensões suficientes para albergar um campo de futebol mas que servirá, fundamentalmente, para a prática de desporto livre.
A rede de caminhos foi estruturada de forma a permitir a circulação e o acesso a todas as zonas. O material vegetal consistirá em espécies como lódãos, cedros do Buçaco, amoreiras brancas, carvalhos roble e tílias.
Ainda este ano, o Troço 1 da Ribeira das Bernardas a montante de Casal de Malta será devolvido à população para sua fruição.
A Câmara Municipal, reconhecendo os transtornos causados, apela à melhor compreensão de todos, na certeza que, depois da conclusão desta necessária intervenção, todos irão beneficiar com o resultado final.
A Câmara Municipal agradece a compreensão da população.