Notícias
INTERNATIONAL VELUX AWARD 2008
Decorreu em Veneza a cerimónia de apresentação dos vencedores da 3ª edição da Internacional VELUX Award para estudantes de arquitectura.
Decorreu em Veneza a cerimónia de apresentação dos vencedores da 3ª edição da Internacional VELUX Award para estudantes de arquitectura.
O tema do concurso era o tema “Luz de Amanhã” - “Light of Tomorrow”. Este prémio visa estimular e repensar a luz do dia na arquitectura como um elemento fundamental na projecção de um conceito.
Foram distinguidos três vencedores e oito menções honrosas na Cerimónia de entrega de prémios em Veneza, Itália. Dean MacGregor, estudante da Universidade Lusíada de Lisboa ganhou o 3º Prémio com o projecto “Light has a body”, de parceria com o professor Carlos Lampreia.
Para a 3ª edição do International VELUX Award foram submetidos 686 projectos de 242 escolas em 46 países.
O International VELUX Award para estudantes de arquitectura decorre de dois em dois anos.
Memória Descritiva
Light has a body_
O projecto resume-se a um programa de vivência cultural – concert hall, zona de exposições, zona de espectáculos, área museuológica - espaços esses que exploram a luz dos vazios urbanos, nomeadamente das grandes praças presentes nas nossas cidades.
O conceito pressupõe um entendimento de vazio dentro de um vazio. Encontra-se por si debaixo de uma praça, tendo apenas relação com o exterior através das grandes massas de água espalhadas ao longo do espaço. O projecto, uma vez que está todo enterrado, consegue canalizar com maior intensidade a luz que se vive acima do solo, traduzindose num ambiente de contrastes do que é matéria, vazio e luz. Essa Luz, sendo ela a alma do vazio, é sugada para o interior do projecto através da água.
A água, por sua vez transforma a luz num corpo, numa massa de luz. Uma vez dentro do vazio, o corpo de luz serve-se da refracção da água para explodir o seu espectro de forma difusa e iluminar os diversos espaços que constituem o projecto.
O programa é organizado dentro de um vazio rectangular, tendo uma marcação ritmada das massas de água suspensas por um suporte transparente, deixando o piso inferior desocupado de forma a ser um espaço com características mutáveis. A ligação com o piso superior é feita através de um percurso lateral rampeado que gira em torno dos corpos de luz, e que desenham as diversas galerias suspensas do lado contrário à rampa, criando assim um sentido coreográfico em torno da luz, bem como uma atmosfera profunda e poética na vivência dos espaços.
Dean MacGregor
deanmacgregor_@msn.com
Mais informações sobre este prémio, os vencedores e os projectos concorrentes em
www.velux.com/iva.