"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTO EDITORA PUBLICA GONÇALO M. TAVARES

A Porto Editora vai publicar uma nova linha de ficção do autor Gonçalo M. Tavares, um dos escritores portugueses mais reconhecidos internacionalmente.

A Porto Editora vai publicar uma nova linha de ficção do autor Gonçalo M. Tavares, um dos escritores portugueses mais reconhecidos internacionalmente. O projecto não está, ainda, completamente definido, mas tanto o autor, como a editora, Cláudia Gomes, responsável pela Divisão Editorial Literária do Porto, da Porto Editora, se mostram extremamente satisfeitos.

O autor fala deste trabalho como «uma linha de ficção diferente, que tem como ponto de partida o conceito de cidade».

Por sua vez, a directora da referida divisão, explica que «para a Porto Editora é um prazer poder contar com um autor como o Gonçalo M. Tavares no nosso catálogo». E acrescenta que é intenção da editora «reforçar a presença no âmbito da ficção portuguesa e apostar nas novas vozes da nossa literatura».

A Porto Editora pretende, «em consonância com o autor, fazer uma divulgação ampla deste novo projecto e conquistar novos leitores que ainda não conhecem a escrita do Gonçalo». Ainda sobre o autor, que classifica como «muito versátil», Cláudia Gomes diz ser capaz de desenvolver «ideias interessantíssimas para a construção de projectos originais, que consideramos capazes de conquistar vários tipos de leitores».

Gonçalo M. Tavares e a Porto Editora trabalharam juntos, pela primeira vez, em 2008, no âmbito da colectânea “Contos Policiais”, para a qual o autor colaborou com o conto “Bucareste-Budapeste: Budapeste-Bucareste”.

Admirado lá fora por escritores como o espanhol Enrique Vila-Matas, Alberto Manguel, argentino, e Jacques Roubaud, em França, Milton Hatoum ou Bernardo Carvalho no Brasil, entre outros, Gonçalo M. Tavares foi recentemente recebido como uma das grandes revelações do ano pela crítica francesa, tendo sido comparado a Victor Hugo, Kafka e Borges.

O AUTOR

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Recebeu alguns dos mais importantes prémios em Portugal, Brasil e Itália: Portugal Telecom 2007, José Saramago 2005, LER/Millennium BCP, Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco", Prémio Trieste 2008. Os seus livros estão a ser editados em 20 países e deram já origem a peças de teatro, objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, teses académicas, etc.

O seu último romance, "Aprender a rezar na Era da Técnica", foi considerado, pela revista Época, um dos dez grandes livros editados no Brasil em 2008.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,485,800