Notícias
PRÉMIO POESIA E FICÇÃO DE ALMADA
António José Costa Neves com a obra “O Amor nos Anos de Chumbo” conquistou o Prémio Poesia e Ficção de Almada 2008.
António José Costa Neves com a obra “O Amor nos Anos de Chumbo” conquistou o Prémio Poesia e Ficção de Almada 2008.
O júri atribuiu ainda uma menção honrosa a “O Poeta da Serra Mãe” de Helena Luísa Miranda Coentro.
A cerimónia de entrega do Prémio Poesia e Ficção de Almada 2008, teve lugar a 16 de Dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia - Sala Pablo Neruda, em Almada, e foi animada no final com um espectáculo musical com Francisco Naia e declamação de poesia na voz do Juiz Conselheiro Jorge Lino.
O porta-voz do júri (formado por representantes da Associação Portuguesa de Escritores, Sociedade de Língua Portuguesa e Câmara Municipal de Almada), o escritor Domingos Lobo, classificou a obra vencedora como “invulgar, bem escrita e um romance épico apresentado de forma brilhante”.
O autor premiado
António José Costa Neves é natural de Grândola mas vive em Almada há mais de 30 anos e em 2006 venceu o Prémio Literário Cidade de Almada.
O autor não escondeu a sua satisfação com a atribuição deste prémio e afirmou que “O Amor nos Anos de Chumbo” é apenas “uma simples história de amor baseada em factos verídicos passados em Grândola”.
Na cerimónia de entrega do prémio, o vereador da Cultura, António Matos, referiu que aposta da Câmara de Almada em vários Prémios Literários (Prémio Literário Cidade de Almada, Prémio Literário Maria Rosa Colaço e Prémio Poesia e Ficção) está ganha “devido à quantidade de obras com qualidade que aparecem a concurso”.
Prémio Poesia e Ficção de Almada
O Prémio Poesia e Ficção de Almada é promovido pela Câmara Municipal de Almada, desde 1995, e tem como objectivo incentivar a produção literária de autores de língua portuguesa, naturais, residentes ou trabalhadores no concelho de Almada.
A Prosa de Ficção foi o género literário escolhido para a 14ª edição deste Prémio que contou com a participação de mais de duas dezenas de autores. O vencedor recebeu um prémio monetário no valor de 2.500 euros.