Notícias
CARTUNISTA TURCO VENCE CONCURSO EUROPEU
O cartunista Musa Gumus, da Turquia, conquistou o Primeiro Prémio do Concurso Europeu de Cartoon, com um trabalho denominado EU (European Union).
O cartunista Musa Gumus, da Turquia, conquistou o Primeiro Prémio do Concurso Europeu de Cartoon, com um trabalho denominado EU (European Union). O segundo prémio desta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa foi atribuído a Alessandro Gatto, da Itália e o terceiro a Heino Partanen, da Finlândia.
A apreciação dos trabalhos concorrentes foi feita por um Júri internacional presidido por George Wolinski e que integrou a presidente da FECO, Marlene Pohle; Helena Gelpi, representante do Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural; Xaquin Marín, director do Museo de Humor de Fene (Espanha); Ronaldo, conceituado cartunista brasileiro e Luís Humberto Marcos, director do Museu.
A elevada qualidade dos trabalhos levou o Júri a atribuir ainda 8 Menções Honrosas a artistas de quatro Países: Bélgica (1), Espanha (1), Turquia (3) e Roménia (3). Especial destaque merece também os sete cartuns finalistas, entre os quais um do pintor e jornalista português Agostinho Santos.
Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema "desigualdades, discriminação e preconceitos e enquadra-se na linha de trabalho que aquele Museu tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção do desenho de humor, cuja expressão mais evidente é o PortoCartoon-World Festival.
Em 2007, o livro editado pelo museu, sobre a primeira edição do Concurso Europeu de Cartoon, ganhou o prémio de MELHOR INFORMAÇÃO do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, atribuído pela União Europeia.
EuroCartoon 2008 | Primeiro Prémio, Musa Gumus, da Turquia, com o trabalho “EU”