"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO DA RAINHA ESTABELECE PARCERIA COM ESCOLA BORDALO PINHEIRO

O protocolo entre o Teatro da Rainha e a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro já foi assinado e a colaboração irá prolongar-se, no mínimo, pelos próximos três anos.

Alunos das Caldas da Rainha poderão ter formação com actores e técnicos profissionais e criar um grupo de teatro apadrinhado pela companhia

O Teatro da Rainha está a desenvolver uma aposta inédita no meio escolar. Depois de ter representado Portugal no prestigiado Festival da União dos Teatros da Europa, a companhia vai estabelecer uma parceria sem paralelo com a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro que permitirá aos alunos das Caldas da Rainha receber formação continuada com actores e técnicos profissionais e até criar um grupo teatral próprio.

O protocolo entre o Teatro da Rainha e a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro já foi assinado e a colaboração irá prolongar-se, no mínimo, pelos próximos três anos.

A incursão da companhia no meio escolar terá início com a apresentação do espectáculo “Uma Noite na Biblioteca” (ver caixa), que estreará posteriormente em Coimbra, na monumental Biblioteca Joanina.

Um dos projectos mais ousados a desenvolver no âmbito da parceria prende-se com a criação de um grupo de teatro no seio da comunidade escolar. Neste sentido, os alunos receberão formação específica em disciplinas contíguas à representação teatral como a iluminação e o som, a construção cenográfica, a pintura, a gravação vídeo e a aplicação da informática num espectáculo ao vivo, entre outras.

Os alunos do ensino secundário e profissional que venham a integrar o projecto apadrinhado pelo Teatro da Rainha poderão ainda ensaiar no espaço próprio da companhia, na antiga lavandaria do Hospital Termal.

A acção do Teatro da Rainha será particularmente relevante ao nível dos cursos profissionais. Nesse sentido, a companhia disponibilizará técnicos licenciados para leccionar conteúdos em alguns dos módulos ministrados na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. O objectivo é “promover a aquisição ou o desenvolvimento de competências cívicas, criativas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso frequentado pelos alunos”, explica o protocolo agora assinado.

A parceira com a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro vem juntar-se assim a um conjunto de outras colaborações de relevo que o Teatro da Rainha tem vindo a estabelecer por todo o país. A última, que está a ser ultimada com a Câmara Municipal da Nazaré, pretende transformar aquela cidade num imenso laboratório dramático. O programa de acção prevê a apresentação de quatro espectáculos de autores consagrados, a realização de acções de formação para todas as idades e ainda a concretização de um evento teatral comunitário.

Apresentação oficial será na Biblioteca Joanina, em Coimbra “Uma Noite na Biblioteca” em ante-estreia nas Caldas

Regressada do festival da mais destacada associação de teatros públicos do continente europeu, fundada por personalidades incontornáveis da arte como Strehler, Jack Lang e Bergman, a companhia das Caldas da Rainha vai dar início à sua aposta no meio escolar com a ante-estreia da peça “Uma Noite na Biblioteca”, de Jean-Cristophe Bailly.

O espectáculo será apresentado na biblioteca da Secundária Bordalo Pinheiro a 21 de Janeiro, mantendo-se em cena de quarta-feira a sábado, às 21h30, para o público (escolar e não escolar) das Caldas da Rainha.

“Uma Noite na Biblioteca”, com tradução de Christine Zurbach e encenação de Luís Varela, tem estreia oficial prevista para Março, na Biblioteca Joanina, em Coimbra. A interpretação estará a cargo de Isabel Lopes, José Carlos Faria, Miguel Araújo e Victor Santos.

“É uma peça de teatro invulgar porque ficciona um encontro entre personagens-livro”, explica a companhia. Bertoli (o livro de conferências), Alegoria (a arte em si), Ragionello (talvez um raciocinador) e o inacabado Fantolin (um esquiço à procura de alma) são as quatro figuras absolutamente improváveis que, quando a noite desce sobre a cidade, descem das prateleiras e retomam conversas inacabadas sobre o seu mundo e o verdadeiro mundo dos homens.

O espectáculo "Uma Noite na Biblioteca" foi apresentado pela primeira vez em 1999, na Biblioteca Palatiana, em Parma (Itália).

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,491,548