Notícias
TEATRO VIRIATO E COMPANHIA PAULO RIBEIRO
Depois do Projecto 3008, o Teatro Viriato e a Companhia Paulo Ribeiro retomam o projecto para escolas que, este ano, envolve cerca de 23 alunos, dos 11º e 12º anos das três escolas secundárias de Viseu: Alves Martins, Viriato e Emídio Navarro.
Teatro Viriato e Companhia Paulo Ribeiro retomam projecto para escolas, desta vez, com secundárias de Viseu
Depois do Projecto 3008, o Teatro Viriato e a Companhia Paulo Ribeiro retomam o projecto para escolas que, este ano, envolve cerca de 23 alunos, dos 11º e 12º anos das três escolas secundárias de Viseu: Alves Martins, Viriato e Emídio Navarro. O projecto tem a direcção artística do encenador Fraga e, desta vez, o tema foi escolhido, a priori, pela equipa artística e recai sobre as problemáticas da identidade e da sobrevivência, projectadas no futuro.
Depois da fase de inscrições dos alunos, que decorreu até 10 de Outubro, e do primeiro encontro com a equipa artística, que conta também com a participação de Romulus Neagu na área do movimento, os alunos já estão a trabalhar. As sessões decorrem todas as quartas, das 18h00 às 20h30. Neste momento, os participantes estão a explorar conceitos-chave relacionados com a constituição do ser humano: corpo (massa), sistema nervoso (energia electromagnética), emoção (química) e conhecimento (memória/abstracção).
Mais uma vez, os guiões serão redigidos pelos alunos de várias turmas do ensino secundário das três escolas participantes, sob o acompanhamento dos professores representantes de cada instituição escolar e que constituem o grupo de acompanhamento do projecto.
Os guiões serão entregues até 15 de Dezembro, no Teatro Viriato. A novidade deste ano é que haverá uma leitura pública de excertos dos textos, no próprio Teatro Viriato, agendada para 17 de Dezembro, pelas 18h00.
Os ensaios para a construção do espectáculo que resulta deste projecto decorrem ainda entre Janeiro e Abril. Apenas nove alunos serão intérpretes, todos os outros serão responsáveis por outras áreas fundamentais na construção da peça como, por exemplo, dramaturgia, cenografia, multimédia, som e luz, entre outras.
Em Março, os intérpretes profissionais que vão contracenar com os alunos integram o projecto e a estreia do espectáculo está agendada para 29 e 30 de Abril com apresentações para público escolar e para 1 e 2 de Maio para público em geral, no Teatro Viriato.
Direcção Artística Fraga Movimento Romulus Neagu Criação e manipulação sonora Rui Pedro Multimédia Óscar Lopes Luz Cristóvão Cunha Intérpretes Profissionais Peter Michael Dietz e outros a designar Alunos Adriana Alves, Analissa Maia, Ana Margarida Costa, Arlete Balula, Carla Machado, Carlos Paulo, Cátia Pinto, Daniela Santos, Diana Almeida, Diana Lobo, Florencia Carugati, Jessica Oliveira, Joana Albuquerque, Maria Isabel Marques, Maria Teresa Arêde, Marisa Silva, Marta Gonçalves, Miguel Antunes, Pedro Sá, Roberto Terra, Rosana Costa, Vanessa Lopes e Vitor Sousa Co-produção Teatro Viriato e Companhia Paulo Ribeiro.