"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MARCIAL TROFÉU HOMENAGEIA SANTA CECÍLIA

A Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Vila da Povoação, celebrou dia 23 de Novembro a sua padroeira, Santa Cecília, num ritual que já vem sendo habitual, de há uns anos a esta parte.

A Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Vila da Povoação, celebrou dia 23 de Novembro a sua padroeira, Santa Cecília, num ritual que já vem sendo habitual, de há uns anos a esta parte.

Esta banda filarmónica, quase centenária, promoveu um pequeno cortejo em direcção à Igreja Matriz da Povoação, indo em procissão com a imagem da sua protectora. Durante a celebração eucarística, foram relembrados os antigos membros desta sociedade, sendo invocadas nesta missa as almas dos que já partiram.

Depois da celebração eucarística, a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu homenageou, já na sua sede, o antigo músico e professor, António Adriano Medeiros, membro muito activo na vida desta banda. Das várias instituições convidadas a esta especial ocasião, só a autarquia se fez representar, onde o Executivo Municipal prestou igualmente sentida homenagem a tão ilustre e activo povoacense.

O Presidente da autarquia povoacense enalteceu os esforços da filarmónica em prol do desenvolvimento social e humano dos muitos jovens que compõem as fileiras desta banda – fundada em 1912.

“Quero aqui realçar o exemplo desta banda, a sua direcção e o seu maestro, no que toca à promoção de um ambiente de integração social que vai além da música, valorizando e promovendo a auto-estima dos que a frequentam. Sendo um exemplo de dedicação à causa pública, esta banda é acima de tudo um espaço de socialização, de pedagogia, em oposição aos espaços de vida fútil e com fáceis caminhos de comportamentos de risco. De facto, a música mostra-se como um espaço de construção pessoal e muitos dos que aqui estão têm que abdicar muito do seu tempo para o dar à filarmónica, mas vendo tanta juventude inserida neste projecto esta é já uma aposta ganha”, referiu Francisco Álvares.

“Todos os jovens que aqui estão devem seguir o exemplo de vida do senhor António Adriano, um modelo de vida e um exemplo a seguir. Não só pelo grandioso músico que foi, mas por ser um grande cidadão, que contribuiu em muito para a cultura da sua terra. É um exemplo a seguir pelos mais novos e estamos todos gratos pelo seu empenho e dedicação”, reiterou o autarca.


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,491,656