"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DOCLISBOA 2008, NO PORTO

A sexta edição do Festival Internacional de Cinema Documental, que decorreu de 16 a 26 de Outubro, na Culturgest, nos Cinemas Londres e São Jorge e no Museu do Oriente, segue agora nas extensões. Este ano, e pela primeira vez, a Fundação de Serralves acolhe uma das extensões do festival, com a exibição de sete filmes, seis dos quais receberam prémios nesta edição do festival.

Doclisboa 2008: Extensão do festival exibe filmes premiados na Fundação de Serralves, no Porto

A sexta edição do Festival Internacional de Cinema Documental, que decorreu de 16 a 26 de Outubro, na Culturgest, nos Cinemas Londres e São Jorge e no Museu do Oriente, segue agora nas extensões. Este ano, e pela primeira vez, a Fundação de Serralves acolhe uma das extensões do festival, com a exibição de sete filmes, seis dos quais receberam prémios nesta edição do festival.

Entre 20 e 23 de Novembro, o melhor documentário que se faz pelo mundo passa também pelo Porto, na Fundação de Serralves.

Mais informação em www.doclisboa.org

PROGRAMA

Quinta-Feira, 20 de Novembro
21H30 - High School

Frederick Wiseman, EUA, 1968, 75’, PB

Filmado num dos maiores liceus de Filadélfia, High School capta o sistema escolar norte-americano não apenas como uma instituição onde se transmite o saber, mas onde se moldam valores sociais de uma geração para outra. A dada altura, observamos um docente a repreender um dos alunos: “Nós estamos aqui para garantir que te tornas num homem e que sabes receber ordens.”

Sexta-Feira, 21 de Novembro
21H30 - End of the Rainbow

Robert Nugent, França, 2007,83’, Cor

Grande Prémio Cidade de Lisboa para a melhor longa-metragem

Uma grande companhia mineira multinacional transfere uma grande unidade de prospecção de ouro da Indonésia para uma região remota da Guiné Conacry. Nesta zona rural pobre, a presença da mina acaba por criar um clima de mudança e vários conflitos entre os habitantes. Quais as vantagens do proclamado progresso para uma aldeia africana? A transformação do mundo imposta pelo dinheiro não garante a felicidade nem melhores condições de vida.

Sábado, 22 de Novembro
15H30 - The Women of Bruckman

Isaac Isitan, Canadá, 2007, 90’, Cor
Prémio RTP 2 para melhor documentário de Investigação
+
Prémio doclisboa IPJ para melhor filme da Competição Investigações

Durante alguns anos o realizador viveu dentro da Bruckman, uma fábrica argentina à beira da falência, e acompanhou uma verdadeira revolução social protagonizada por mulheres operárias. Filme épico, The Women of Brukman conta o caso único de uma cooperativa formada durante o caos económico argentino, com o objectivo de devolver às operárias o seu emprego. Um exemplo de sucesso que acabou por gerar um movimento de esperança na sociedade argentina e se tornou num verdadeiro “case study” sociológico.

18h00 - Queria Ser
Sílvia Firmino, Portugal, 2008, 75’, Cor


Prémio Sony para melhor primeira obra portuguesa

Uma escola primária em risco de fechar no interior de Portugal. Dez alunos, do primeiro ao quarto ano lectivo, numa mesma sala. Um filme que vai à procura de um programa de reforço à leitura e encontra a força, as ambições e os medos destas crianças.

21h30 - Must Read after my death
Morgan Dews, Espanha, EUA, 2007, 74’, Cor


Prémio Odisseia para melhor primeira obra

A história íntima, contada através das suas próprias palavras e imagens, de um casal norte-americano, Charlie e Allys, durante a década de 60, quando procurou ajuda psiquiátrica e conselho matrimonial, submetendo-se a uma série de tratamentos em grupo ou individuais. Instruídos pelos médicos para gravarem as suas discussões, este par pouco convencional, vítima de um sistema traumático que alimenta o uso de drogas e as terapias de choque,acaba por registar a luta de uma família em reconstrução e a imagem moral de uma época.

The rest of a story
António Prata, Itália, Suiça, 2007, 35’, Cor


Prémio Johnnie Walker para a melhor curta-metragem documental

O autor do filme regressa a Zurique, cidade na qual teve a sua primeira experiência de consumo de heroína e de onde foi obrigado a sair para poder curar-se. Numa viagem ao passado, esta é a tentativa de reaver o que resta das suas memórias.

Domingo, 23 de Novembro
21h30 - Bab Sebta

Pedro Pinho, Frederico Lobo, Portugal, 2008, 110’, Cor
Grande Prémio Tobis para o melhor documentário português de longa-metragem

Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de Africa, procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos da espera e das vozes desses viajantes.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,491,495