Notícias
CASTELO DE SINES
Casa de Vasco da Gama e núcleo sede do Museu de Sines inaugurados no dia 24 de Novembro.
Casa de Vasco da Gama e núcleo sede do Museu de Sines inaugurados no dia 24 de Novembro.
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, marca presença na cerimónia, realizada no Castelo de Sines, casa materna de Vasco da Gama.
Dia 24 de Novembro, dia do município de Sines, às 11h00, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugura a nova Casa de Vasco da Gama e o núcleo sede do Museu de Sines, instalados no Castelo, acabado de restaurar.
YDreams concebe Casa de Vasco da Gama virtual
Local apontado como berço de Vasco da Gama, a Torre de Menagem do Castelo vai receber um centro de evocação da vida e das viagens de Vasco da Gama e dos Descobrimentos portugueses.
Dada a escassez de objectos que pudessem ser reunidos num trabalho mais tradicional para esse efeito, a evocação far-se-á através de uma instalação multimédia desenvolvida pela empresa YDreams, a mais prestigiada do país na realização deste tipo de projectos, fundada e dirigida pelo professor António Câmara, Prémio Pessoa 2006.
No espaço da Torre de Menagem será recriada, através das novas tecnologias, a biografia de Vasco da Gama, os espaços onde habitou no Castelo e as suas viagens pioneiras, com enfoque no contributo que tiveram para a criação do mundo moderno.
A instalação apresenta um carácter interactivo que torna estimulante a visita, pois o visitante pode escolher o que quer explorar em cada fase do percurso. Tem também um carácter inclusivo, pois está preparada para todos os níveis etários e para visitantes cegos e surdos.
Século XX em destaque na abertura do Museu de Sines
O núcleo sede do Museu de Sines será dividido pelos espaços do rés-do-chão e do 1.º piso do Paço dos Governadores Militares (conhecido popularmente como alcáçova).
A partir do dia 24 de Novembro, essa área do Castelo é cenário de uma viagem por Sines ao longo do século XX. Realizada com o contributo de associações, empresas, entidades e particulares, será uma exposição em aberto, onde se pretende efectuar o registo da memória dos visitantes, mediante a realização de entrevistas, e irá apresentar regularmente novos capítulos resultantes de empréstimos ou doações.
Patente até ao final de 2009, esta exposição retratará a evolução de actividades como a pesca e a indústria da cortiça, marcantes na vida de Sines nos últimos 100 anos, e os grandes acontecimentos com impacte na história do concelho, com destaque para a implantação do complexo de Sines, um processo de características económicas e sociais sem paralelo no século XX português.
O rico espólio arqueológico de Sines será abordado do ponto de vista do percurso da sua descoberta ao longo do século XX. Desde Leite de Vasconcellos à contemporaneidade, valorizando o trabalho de José Miguel da Costa, poderá ser vista uma selecção de peças onde se destacam o Tesouro Fenício do Gaio e as cantarias da basílica visigótica do séc. VII, conjuntos de valor ímpar no nosso país.
Apoios do museu
Além do Paço dos Governadores Militares e da Torre de Menagem, onde se localizam as áreas expositivas e a Casa de Vasco da Gama, todos os outros edifícios interiores do Castelo passam a ter funções associadas ao museu, à educação e à cultura.
Entre os apoios, destaque para o antigo aquartelamento, que passa a albergar o serviço educativo, residências artísticas de Verão e a nova cafetaria. Esta cafetaria servirá de núcleo de apoio a pequenos concertos nocturnos e a outras realizações artísticas no espaço do Castelo.
O suporte a iniciativas como o Festival Músicas do Mundo, o maior festival de world music do país e um dos mais prestigiados da Europa, que aqui tem lugar há 10 anos, todos os meses de Julho, está também incorporado no programa do equipamento.
A recuperação da Torre de Menagem, do Paço dos Governadores Militares e dos restantes edifícios interiores do Castelo envolveu um investimento de 900 mil euros, co-financiado por fundos comunitários do FEDER, através do Plano Operacional da Cultura, e contou com a colaboração científica do Igespar - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
Em 2009, abre na Capela da Misericórdia, a 50 metros do Castelo, uma exposição permanente dedicada à pesca e ao mar, com o objectivo de constituir o embrião do futuro Museu do Mar e dos Descobrimentos de Sines.
Vasco da Gama evocado em programa musical
A inauguração do núcleo sede do Museu de Sines e da Casa de Vasco da Gama realiza-se no dia 24 de Novembro, dia do Município de Sines, no Castelo. Uma tenda gigante montada do terreiro recebe as cerimónias oficiais, às 11h00, e animação musical, até às 15h00. Os equipamentos estão abertos a visitas até às 18h00.
O programa musical que acompanha o acto de inauguração do Museu segue o espírito das viagens de Vasco da Gama, com a estreia de um tributo ao navegador, “Sons d’Além Mar”, concebido por Paulo Perfeito e executado por músicos da Escola das Artes de Sines, e actuações de Mestre Galissa, cantor e tocador de kora originário da Guiné-Bissau, e João Paulo Sousa / Francisco Cabral, sitarista e tablista portugueses, que representam em Sines a música da Índia.
Mais informações: www.sines.pt.